Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Cusco: a joia da coroa

(16 de maio de 2013)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

 

Em Cusco, tenha uma certeza, você vai se apaixonar por ela!!!

Cusco é linda, linda, linda. Sabe com aquele climinha de destino turístico, de uma cidade balneária, só que sem praia, claro. Tem em sua silhueta de pedra um charme único, que encanta, que envolve! Ah, e faz um friozinho gostooosoooo… Você vai se perder por suas ladeiras, vai subir, descer, explorar, parar nos cafés…

E, como bom turista brasileiro, encher a mala de quinquilharia e de arte também, de arte cusquenha, de artesanato, de pratas, pois é impossível resistir às inúmeras lojinhas… Por isso, eu diria, ela deve ser sentida, degustada, em pelo menos três dias, mas o ideal é mesmo 4 dias, mas se quiser ficar mais, o gosto é do freguês…

Eu diria, literalmente, a joia da coroa. De várias coroas. Capital do Império Inca, depois tomada pelos colonizadores espanhóis, que “descobriram” a América. Possui assim marca indelével da grandiosidade desses povos.

Ela não será apenas sua rota de passagem para ir a Machu Picchu (sim, porque lá tem aeroporto e você terá mesmo que passar por ela). Mas é impossível não se encantar com sua beleza, sua energia, seu astral e com a saga dos Incas. Aqui, a fusão de culturas Hispânica e Inca encontra seu ápice e faz dela Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO).

Dos Incas, o legado de amor à natureza, da mais avançada civilização pré-colombiana das Américas. Diferentemente dos nossos índios, era um povo que, apesar de estar na idade da Pedra, possuía uma organização social incrível, sistema de correios, até hotel (tudo de pedra), exército (sim, eles eram conquistadores e seu império se estendia do que hoje é a Colômbia até o norte do Chile).

E, exatamente por isso, viviam nas montanhas, como forma de se proteger, tendo nelas, cidades inteiras de pedra que até hoje, fascinam! Suas construções resistiam a terremotos… Nessas montanhas, o seu sistema de agricultura, as terrazas, desafiam a gravidade… E deixou legados desses cultivos que, indubitavelmente influenciam nessa fusão de sabores e torna a gastronomia do Peru, única! Impossível não se encantar com o domínio do ouro e sua forma de produzir peças belíssimas, bem como de seu uso, para fins religiosos, ritualísticos, mas também como sistema de calefação, já que o metal absorvia o calor.

Se você pensa que o Peru é apenas Machu Picchu, está muito enganado! Precisa conhecer os arredores da cidade, no lugar conhecido como Vale Sagrado (esse, um capítulo à parte, não se preocupem, pois vou fazer um #post-desvenda-tudo…), para saber que os Incas eram muito mais que isso. Claro, Machu Picchu é única, magnífica, o melhor legado dos Incas, indiscutivelmente!!!!

A céu aberto, em cada esquina, em cada recanto, nas coleções dos museus, uma aula de história e de pré-história! Parece que os Incas estavam marcando território e deixando suas marcas em todos os lugares, em todos os recantos e, tal qual uma profecia, fazendo lembrar que um dia aquele lugar lhes pertenceu…

Depois os colonizadores chegaram e a afirmação do domínio e poderio espanhol e católico está também em toda parte, com arcadas coloniais, palácios, monastérios, catedrais, Plaza de Armas, balcões e varandas coloniais…  Cusco foi tomada pelos conquistadores que ergueram suas construções em cima das bases das construções Incas e utilizando as pedras desses templos. A sensação é de estar em uma cidade medieval espanhola, mas com uma energia diferente, sabe?

Ah, claro não seria o Tempere sua Viagem se a gente não pensasse em gastronomia! Caramba, Cusco também tem suas joias gastronômicas, como o MAP Café, Cicciolina, Hotel Monastério, Chi Cha, Inka Grill, o novíssimo Senzo etc etc!!! Mas, esse vai ser assunto para outro post… E, claro, para vocês ficarem na curiosidade de acompanhar aqui no blog (rsrsrsrs)…

E, de noite, a balada é forte! E, como toda joia, reluz à noite e se veste de tons dourados incríveis!!!

Bem, Cusco é isso, vou deixar as imagens falarem de forma mais categórica e contundente…

Nem pense em deixar de ir a essa cidade. Depois que você conhecer Cusco, o Peru não será como antes!

P.S. – Se você não quiser seguir nenhum conselho dos que estou postando aqui no blog, please, ouça apenas esse. Se você é daqueles, que como eu, larga tudo no hotel assim que chega e vai logo batendo suas pernocas para reconhecer o território, pode ir se controlando!… Hehehe! É que você tem que respeitar altitude de Cusco, de verdade gente. Não é brincadeira não 3.700 metros de altitude. Por isso, quando chegar à cidade vá descansar algumas horinhas no seu quarto para se acostumar com a altitude e não estragar a sua viagem. Fiz isso, seguindo conselho de uma amiga e não tive problemas… Além disso, pode ir se acostumando, pois você vai tomar chá da folha de coca sim, mas antes de falar que eu to ficando maluca, é só o chá da folha e não faz mal nenhum, ao contrário, é excelente coadjuvante para combater o mal da altitude…

Mas se você fizer tudo isso e ainda assim sentir algo desconfortável devido à altitude, quase todos os bons hotéis fornecem uma hora de oxigênio e as farmácias têm sempre seu kit altitude…

P.S.2 – Em Cusco, assim como em todo o Peru, comprar e pechinchar são sinônimos!…

P.S. 3 – Quer ler mais sobre o Peru e sua fantástica gastronomia, clica aí nos posts já publicados aqui no Tempere sua Viagem sobre esse fantástico país:

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1074

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1039

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=880

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1010

http://www.temperesuaviagem.com.br/?cat=796

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1133

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=988

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1052

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1016

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=970

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=951

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=926

1 comentário to “Cusco: a joia da coroa”


  1. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Sempre a frente dos lançamentos… preview By Tempere sua viagem :>>>

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524