Malabar: terroir amazônico no Peru

(30 de janeiro de 2013)

Bookmark and Share

 

Muito falei do Peru e seus encantos gastronômicos. Quase escapou, porém, um dos mais interessantes restaurantes que estivemos, lá em Lima, o Restaurante Malabar.

É que falei de várias vertentes culinárias, mas ficou o hiato da veia representada pela Amazônia peruana que o Malabar executa e que faz dele um dos 100 melhores restaurantes do planeta, figurando na lista da da revista inglesa, Restaurant Magazine/San Pellegrino,   The World’s 50 Best Restaurant Awards., na posição 62.

Fato que concordo plenamente, principalmente depois de comer divinamente por lá.

As entradinhas já disseram a que veio o Chef Pedro Miguel Scchiaffino, na verdade, um primor de saborosas: patacones, uma espécie de massinha crocante de banana, adornado por um ceviche super refrescante de achoveta, com sabores peruanos e ervas amazônicas! Um pequeno bocado que desapareceu de uma vez do prato! Suave e marcante!

Inusitado e delicioso foi esse pirarucu (paiche, para os peruanos) com farinha de cacau e purê de agaje (buriti), uma frutinha do terroir amazônico e muito usada na cultura inca. Estava mesmo indescritível! O peixe, desmanchava ao toque do talher, tamanho o seu frescor e cocção perfeitos!

tr2 DSC07965

Mas, o que estava mesmo extraordinário foi o prato do meu marido, esse peixe sobre arroz de vôngoles e ameijoas! Além de uma pintura de prato, não? Poesia, eu diria! A espuma aromática era a conjugação perfeita com o perfume das flores comestíveis que adornavam a criação. Sabores peruanos marcantes e de uma delicadeza absoluta!

Os petit four, mais uma vez esclareciam que as frutas amazônicas ditavam tudo! Fecharam essa divina refeição!

A única coisa que senti mesmo foi que nesse dia não estávamos com fome e não dava para deitar e rolar no menu do Chef.

No mais, o serviço era impecável e a brigada de salão competentíssima. O salão é um tanto sério, mas suntuoso!

A cozinha do Chef Schiaffino é mesmo surpreendente, fruto de sua passagem por grandes restaurantes estrelados na Europa. O mais impressionante é a sua veia imaginativa, conjugados com seu espírito investigativo, trouxeram o equilíbrio e a simbiose perfeita entre o terroir amazônico e os temperos peruanos, bem como o emprego com maestria de técnicas clássicas e modernas. A sua interpretação da tradição peruana com o bom uso dos ingredientes da selva alçam a sua cozinha ao patamar de estrela da gastronomia mundial! Acho que é isso que o distingue dos demais chefs e estrelas peruanas!

Enfim, uma cozinha soberba, mas sem afetações, de um preciosismo absoluto!

RESTAURANTE MALABAR

Calle Camino Real 101 San Isidro

Lima – Peru
Teléfono : 440-5200 / 440-5300

 

 

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*