Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Às tapas no café da manhã em Barcelona: Tapas 24

(4 de outubro de 2012)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

 

Barcelona, para mim, vence qualquer concorrência com outras cidades do mundo! A “Maria Mala Pronta” aqui está sempre a postos para visitar esse pedaço ensolarado da Península Ibérica… Foi assim dessa vez, em que viajar foi a “desculpa” para voltar à Barcelona!

Por lá e só lá, tem algo que não tem qualquer outro lugar do planeta: as tapas. Uma instituição! É cultural mesmo. Há bares de tapas por toda parte, alguns verdadeiros templos do bem comer e do bem viver.

A curtição nesse quesito está em toda parte, nas calçadas, nas esquinas. Mas, há alguns recantos mais que especiais e onde as tapas são cultuadas com reverência. Trata-se do Tapas 24. Um os melhores pan con tomate da cidade, na minha opinião!

É lá que registro boas peripécias gastronômicas, como por exemplo, dessa última vez, tomar café da manhã à base de tapas… Um forma adorável de matar as saudades desse local que amei a primeira vista, desde minha primeira vez na cidade…

A expertise de sua passagem no posto de chef pelo mítico e extinto El Bulli, credenciam Carles Albellan e fazem de seu Tapas 24 um bate-ponto mais que gourmet! Tapas nada Ferran-adrialescas, leia-se, tradicionais, mas com a cara da mais cozinha catalã, e com muita dose de criatividade na junção dos ingredientes. E, acima de tudo, deliciosas! Sabores impecáveis!

Sempre, sempre lotado, no topo das paradas de sucesso gastrô da cidade! Um lugar apertadinho, propositadamente quase num subsolo, mas irreverente com a cara de butiquim de mercado chiquezinho e reestilizado, que contrasta e toma mesmo ares cool, moderninho e vibrante!

So (então), um típico desayuno (café da manhã) catalão não é bem assim típico, pois guarda preciosidades e algumas surpresitchas, como o Bikini 24, um sandubinha super tchan  de pão de miga com jamón ibérico e trufas negras que o tornam bem intrigante e estimulante ao paladar. É de fazer nosso estômago ficar em festa nas primeiras horas da matina!! De se desmanchar ao comer!!!! Caracas, minha boca, de vez em quando ainda clama por ti, Bikini 24!

E se o dia começa com um belo huevos revoltos (ovo mexido) com foie gras sobre batatas fritas e trufas raladas? Novamente a fazer uma combinação bombástica e uma ótima forma de dizer bom dia ao seu estômago! Exceto pelo fato de estar gorduroso demais, a conjugação com o foie gras e as trufas deixou esse prato inexplicável. Só posso dizer que me entreguei a ele e derreti-me comendo de joelhos!

Ah, essas trufas, que, para Brillat-Savarin, eram os diamantes da cozinha, as tenho em alta conta, haja vista seu sabor e perfume indefectíveis. São, para mim, algo inexplicável no universo culinário, um misto de gás e sabor sofisticado, com doses de sensualidade e até de uma certa volúpia, criam com nosso paladar uma relação de dualidade limítrofe do sofrimento, mas com alta dose de um doce prazer, pois são captadas pelos nossos receptores olfativos antes mesmo da primeira mordida e potencializam qualquer sabor.

Um suquinho de maçã arrematou e fez o dia mais leve e cheio de energia e felicidade! Claro, Barcelona é sempre uma festa e ajuda né!

Pensaram que acabou?

Durante os dias que passei na cidade, sempre passava pela porta do Tapas 24, até que um dia, na volta para o hotel, ali perto, não resisti e dei aquela paradinha básica para matar as saudades de algo com o qual sonho eternamente, desde a minha primeira vez nesse bar, e que, na hora daquele breakfast, não sobrou espaço… Um lanchinho báááhsico, sob a forma de umas bolinhas de um denso chocolate, quase com a consistência de um mousse bem mais espesso, coroado com um azeite de primeira e uns grãozinhos de flor de sal, adornado por finas lâminas de torradas crocantes! Combinação perfeita, sabor e contraste arrebatadores, doce e salgado intensos! Sofisticado não? E delicioso!

Perfeito, naquele fim de tarde para repor as energias e voltar para o hotel e repousar o esqueleto…

Um excelente aperitivo para esperar a hora de mais um jantar gourmet…

TAPAÇ 24

Carrer Diputació, 269

Barcelona

Tel.             +34 93 488 09 77

1 comentário to “Às tapas no café da manhã em Barcelona: Tapas 24”


  1. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Aqui vai a pergunta que não quer calar…o chocolate era amargo ??? um mousse tradicional ou tipo brigadeiro … já tive a oportunidade de provar este casamento, mais vendo em sua forma original penso em tentar ousar em casa :>

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524