Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Chef Bruno Didier (ex El Bulli) é a novidade (do ano) do Nez Bistrô!

(3 de dezembro de 2012)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524
(foto gentilmente cedida por Bruno Didier)

(foto gentilmente cedida por Bruno Didier)

Novidade boa, a gente bota a boca no trombone… rsrs… Um dos meus restaurantes prediletos aqui em Recife está com uma novidade bombástica!!!… E se o Restaurante Nez já era um dos melhores e mais queridinhos da cidade, com sua cozinha e ambientes clássicos e impecáveis (que eu já contei aqui), imagine agora que eles acabam de “importar” o chef Bruno Didier!

 

(a Foto eu "importei" do facebook de Bruno, com sua autorização)

(a Foto eu “importei” do facebook de Bruno, com sua autorização)

Essa novidade blockbuster as pessoas só vão sentir com o tempo, mas já havia conhecido o chef na fonte, ou seja, em nada mais nada menos que no Restaurante Tickets, onde ele trabalhava em Barcelona!

Só para sentir o tamanho do peso da notícia, preciso contar a história do começo. Conversando com Bruno, descobri que ele estudou numa das melhores escolas do mundo, em Bilbao, e só trabalhou nos melhores restaurantes da Espanha, que figuram no olimpo das 3 estrelas Michelin e, portanto, entre os melhores do mundo. Leia-se então, Mugaritz, Quique da Costa, indo parar no lendário El Bulli. Quando Ferran Adriá fechou o El Bulli, seguiu para o Tickets, novo empreendimento dos irmãos Albert e Ferran Adriá, em Barcelona, onde participava da equipe de criatividade! Ah, e venceu o cobiçado prêmio Madrid Fusion, quando atuava no Restaurante Kikara (1 estrela Michelin).

 

(a Foto eu "importei" do facebook de Bruno, com sua autorização)

(a Foto eu “importei” do facebook de Bruno, com sua autorização)

Pois bem, quando jantei no outro restaurante dos irmãos über chefs, o 41 Grados, pedi para conhecer o Albert Adriá e quando ele descobriu que eu era de Recife, puxou-me até a cozinha do restaurante vizinho, o Tickets, e apresentou-me a ninguém menos que Bruno Didier, recifense de carteirinha. Conversamos um pouco e ele me disse que estava voltando para Recife. Ali, naquele frenesi mesmo, tive excelente impressão, tamanha sua simpatia!… Ali mesmo, já fiquei em polvorosa e empolgadíssima!!! Finalmente Recife iria experimentar os ares de uma cozinha de vanguarda, só sentida hoje no Brasil em São Paulo, em restaurantes do quilate do Maní, Clos de Tapas, Eñe, cujos chefs já passaram por essas cozinhas…

Aí, estava essa semana no coquetel do Festival Gastronômico, quando vi o chef ao lado de Vinícius Casqueiro, um dos sócios do Nez e nem acreditei que era lá que o Bruno iria comandar a cozinha e mostrar a Recife toda a arte aprendida nessa sua trajetória! Conversei longamente com a dupla, rememorei meu incrível e inacreditável jantar no 41 Grados e a conversinha que eu e Bruno tivemos naquela mítica e agitada cozinha. Confirmei minhas impressões sobre o chef e sua simpatia. Ah, claro, fiquei sabendo de todas as novidades…

Inicialmente, não vai haver mudanças tão radicais, já que a cozinha do Nez tem uma pegada mais clássica, mas aos poucos as peripécias gastronômicas vão ser implementadas! O novo cardápio que virá na segunda quinzena desse mês, já terá algumas dessas novidades! É pagar para ver… Mas o que quero assistir mesmo é a vanguarda gastronômica aportando por aqui.

Por hora, tive o prazer de experimentar essa semana uma pequena amostra do que nos aguarda! Estive no Nez e pedi o Menu do Festival Gastronômico de Pernambuco, uma das únicas intervenções dele em cartaz, pelo menos por enquanto!!!…

Posso garantir que estava ES-PE-TA-CU-LAR!!!!!!!!!!!!!!!!!! Com milhares de exclamações mesmo!!!!

A vanguarda se fez presente, mas sem perder de vista um valor atualmente mais que em voga na gastronomia: a valorização do produto local, dos ingredientes regionais…

Primeiro uma deliciosa “brincadeira”, composta de uns camarões crocantes de tapioca, espetados de forma lúdica numa pedra, bem ao estilo dos catalães, mas escoltado por um leve e aveludada espuminha de côco e pimenta de cheiro… Estava sequinho, crocante e delicioso!

A coisa foi crescendo com esse soberbo “rabo de touro”… A nossa popular rabada aqui vestiu-se de gala e fez com que eu me jogasse de cabeça no sabor desse prato. A carne ultra macia, desfiada, remontada num aro, com um molho indescritível e toques de agrião líquido, marcaram meu paladar naquela noite!!!!… Ela ainda desmancha-se na minha boca, só de lembrar!…

A vocação de Bruno para surpreender veio para fincar a bandeira do inquestionável e da ousadia, com a sobremesa: uma “banana” recheada, adornada com farofinha crocante e perfume cítrico. Uma banana congelada, ôca por dentro, e, no lugar da fruta, um delicioso sorvete de doce de banana, geladinho, acompanhada de uma farofinha mais que crocante, à base de farinha láctea, com uns suspiros e, para enganar o paladar, uns toques cítricos… Mais uma vez, a veia e a influência dos espanhóis de fazer uma cozinha irreverente, com toques lúdicos, faz a gente lembrar da comida de criança, pois quem foi que, quando pequenino, nunca fez sua mistura com banana, leite moça e farinha láctea?

Surpreendente, não? A quem eu mostrei essas fotos, antes de publicar aqui no blog, ficou de boca aberta com a originalidade! Para mim, foi inevitável lembrar as minhas peripécias gastronômicas em Barcelona, uma cidade que eu amo, e cuja cozinha me apaixonei!… Imagine o porvir!…

Ah, e ele já pôs seu dedinho nas famosas trufas de pato da casa. Huuuummm, deixou-as crocante por fora e líquida por dentro!!!…. Nhac! Infelizmente não sobrou nenhuma, nem para a foto…

Olha, apesar da memorável refeição, acho que isso foi apenas uma amostra grátis do que está pela frente!!  Escrevam o que digo, o chef Bruno Didier ainda vai abalar a cena gastronômica de Recife. Aguardem e confiem! Preparem seus espíritos para a vanguarda… E eu quero é estar por perto para provar cada detalhe disso!…

NEZ BISTRÔ

Rua Amazonas, 40, Boa Viagem

Recife – PE

Fone: 3032.0848

http://www.nezbistro.com.br/

COMO CHEGAR

*Estive no Nez a convite da organização do Festival Gastronômico de Pernambuco.

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524