Copa do Mundo: Goal to Brasil aporta em Berlim e Pernambuco é a bola da vez!

(13 de março de 2013)

Bookmark and Share

A energia de Pernambuco, mostrada para o mundo, contagiou e agradou à imprensa e ao trade turístico em Berlim, durante o evento Goal to Brasil!!!

Foi o que conferimos num pit stop especial, para participar do evento Goal to Brasil, realizado, nessa edição, na capital alemã. Trata-se de um evento promovido pela EMBRATUR, como parte do caderno de encargos da FIFA que visa divulgar as cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, nos principais pólos emissores de turistas de Copa do Mundo. Além disso, intenta também expor os preparativos para o mundial e atrativos de cada destino. Em cada edição, um estado brasileiro é o anfitrião.

Como Pernambuco era o anfitrião dessa edição, já viu não é! Turismo, cultura e, claro, gastronomia foram o foco da entrevista coletiva, para jornalistas e pessoas ligadas ao setor, ocorrida na parte da manhã. Nela, foi apresentada a cidade-sede da Copa e os objetivos do evento, onde os Secretários de Turismo de PE, Alberto Feitosa e de Recife, Felipe Carreras, dentre outras coisas, falaram sobre a sede Recife, instalações e equipamentos urbanos de PE, existentes e em construção, bem como o potencial turístico e hoteleiro da cidade. Falaram ainda sobre a Copa do Mundo, o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, a secretária-executiva do ministério da Cultura, Jeanine Pires, o chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho.

tr DSC03332

tr DSC03349

A parte da tarde ficou reservada para uma apresentação institucional sobre Pernambuco. O estado mostrou assim a que veio, esquadrinhando uma bela moldura de sua beleza e de seus potenciais turísticos, culturais e gastronômicos, com apresentação de vídeos, palestras, sobre a nossa cidade e nosso rico estado. Tudo em alemão, diga-se de passagem, num trabalho primoroso e organizado, o que conquistou a simpatia do público alemão.

m4

Depois disso, um coquetel, comandado pelas mãos do nosso prestigiado chef Recifense, Joca Pontes (Restaurante Ponte, Nova Villa e La Plage), Carlos Kristensen (Restaurante Hashi Art Cuisine, em Porto Alegre) e  Bruno Cabral (do Restaurante Donostia – SP), mostrou charmosas comidinhas com sabores vibrantes de Pernambuco.

tr DSC03368

 

Não houve espaço para paladares recatados e os alemães entraram no clima de verdade! Era nítido o entusiasmo dos convidados e até mesmo dos garçons, com os aromas e temperos que, para eles, soavam exóticos… Muitos queriam saber o nome das iguarias, como se pronunciava etc… Foi bonito de se ver os convidados se deliciando, super interessados, e perceber que aquela comida os fazia felizes!

tr DSC03421

Cada detalhe feito à medida, com esmero e delicadeza, fizeram a vibe do encontro em charmosas comidinhas como um divino caldinho de feijoada, outro cremoso e aveludado purezinho de mandioca e jerimum com ragu de cordeiro, o marcante arrumadinho de carne de sol e farofa crocante… Cozinha de sol e terra temperada com inteligência e força!

m1

As sobremesas contemplavam a missão dos chefs de apresentar as genuínas preparações regionais, deixaram espaço para a boca e para os olhos se fartarem com bolo de rolo, adornado por um queijo do reino e calda de goiaba, brigadeiros de colher, brigadeiro com farofa de castanha e a banana vestida de gala em forma de cartola!

m3

Tivemos acesso aos bastidores e à cozinha e foi contagiante ver a empolgação da equipe no preparo dos pratos. A disciplina cartesiana dos alemães e a entrega dos chefs, foram decisivos…

Ah, e as tapiocas de dona Bia de Olinda? De côco, côco com queijo, só de queijo, foram o sucesso do dia!!! Mais de 400 unidades servidas e fila sem parar um só minuto, durante todo o dia!!!

tr DSC03324

Tudo animado ao som de muito frevo e forró, fez com que todos caíssem no passo!…

tr DSC03439 tr DSC03347

O ZIP Code para tal apresentação não poderia ter sido melhor, o centro de eventos e convenções Axica, localizado no Portão de Bradenburgo e pertencente ao DZ Bank. Local arrojado, ousado e cheio de gala, cujo design foi saído das pranchetas do badalado e über arquiteto, Frank O. Gehry (Museu Guggenhein de Bilbao, o peixe de Barcelona etc etc), confluiu decisivamente para tornar a atmosfera mais impactante…

tr DSC03401

Foi assim que Pernambuco soou os seus clarins para o mundo e preparou os espíritos para a Copa do Mundo!!!

 

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*