Dos Palillos Berlim: tapas asiáticas com sabor de Barcelona!

(19 de março de 2013)

Bookmark and Share

Em Barcelona,tive grandes descobertas gastronômicas e foi numa dessas idas e vindas que conheci o Dos Palillos de Barcelona (veja aqui). Desde então, morri de amores! É daqueles lugares por quem os meus sinos dobram!!!!…

Um dos restaurantes mais comentados de Barcelona, da imprensa gastronômica e do mundo gastrô, resolveu então aportar em outras paragens: BERLIM!

Sim, na impossibilidade de estar sempre em Barcelona, não poderia dar outra, quando estive em Berlim: Dos Palillos na cabeça!

O de Berlim é mais a cara da cidade, com suas linhas minimalistas, super modernas e arrojadas, mas que, com maestria, soube dar ao lugar uma aura de descontração, tal com é o espírito da casa: um gastropub… E tem um outro predicado: fica no miolinho do Mitte, pra depois a gente bater umas pernocas por lá, é perfeito!…

tr DSC03170 tr DSC03179

Já a comida, tão boa quanto! Senti falta apenas de mais diversidade de frutos do mar, já que no de Barcelona, eles fazem parte do DNA da casa… Nada que tirasse o brilho.

Mas, deixe-me explicar uma coisa do começo. O seu chef, Albert Raurich, durante anos, comandou a cozinha do mítico El Bulli, saindo para vôo solo exatamente com o Dos Palillos. Acontece que ele é casado com uma japonesa. Acho que essa é a razão pela qual ele conseguiu com maestria fazer um restaurante de tapas com toques asiáticos, ou será o contrário?… O fato é que chamar de tapas, os pequenos bocados, seria reduzir ao lugar comum, pois a sua mão na cozinha é de uma delicadeza incrível que nos faz levitar só de pensar naquela comida maravilhosa quando vem à lembrança.!…

Logo, um simples spring rolls, pode se revelar um achado gastronômico… Não acham?

tr DSC03156

E o que dizer do guiozá? Esses são invertidos e com essa capinha mega-crocante por cima! Um espetáculo! Sabor e delicadeza! Nhac!

tr DSC03168

Mais um pequeno bocado de pele de frango envolto em vegetais… Huuummm!

tr DSC03158

Mas, foram os tempurás de tomatinhos cherry que me transportaram de uma vez por todas para Barcelona!!!!… É, porque vocês sabem que eu sofro de “barcelonite aguda”, não é? Rsrsrsrs… Tal qual o de Barcelona, o fato é que eu lembrei daquela pequena mordida de prazer, um tomate liquefeito  com o calor, que explode na sua boca e causa uma mistura de sensações, com o crocante da massa levíssima e finíssima como papel, o sabor meio adocicado do tomate e, para coroar, um milimétrico toque de wassabi… Contagiante!!! Divino!!…

tr DSC03153

Mais uns tempurás de cogumelos, que, apesar de igualmente divinos, foram incapazes de superar os de tomate…

tr DSC03151

A brincadeira começou a ficar séria, nesse dumpling envoltos por lagostins. De uma leveza e suavidade que tornavam aquele bocadito uma festa para o paladar a transcender o sabor! Um pedacinho do céu!… Uma leveza quase sensual!… Imoral! Quero bis…

tr DSC03162

O wok também não é assim nada básico em se tratando de Dos Palillos. Estes, harmonizavam lulas, aspargos, ervilhas, cenouras baby e milho com um delicioso molhinho da casa…

tr DSC03166

A sacada do lugar é sentar no bar, de onde apreciamos o “show” da cozinha diante dos olhos e a perfeição da execução dos pratos!!!…Assim, desde que a gente se sentou bem em frente àquela grelha que expelia um delicioso aroma de churrasco, meu marido disse: “eu quero um desses”! Eis aí a brincadeira!…

tr DSC03172

tr

Só para lembrar de Barcelona e fechar com chave de ouro, a sobremesa, bem ao estilo tapa “Ferran-adrialesca”: umas bolhinhas de chocolate com interior líquido e pedacinhos de gengibre, que, literalmente, explodem na boca e fazem a gente se desmanchar… Matador!!!…

tr DSC03183

Depois, esse “bolinho esponja” de amêndoas com marmelada de yuzu. Fofíssimo e etéreo!!!! Precisa mais?!!!…

tr DSC03184

Ao final, aquela comida me pertencia, assim como Berlim e Barcelona…

 

P.S. – Uma dica importante, há menu almoço, que sai por 22,00 Euros. Não foi a nossa pedida, já que decidimos escrever as linhas do nosso próprio menu degustação e pedir várias coisinhas do cardápio e podermos experimentar mais. À sua escolha…

 MAIS SOBRE BERLIM:

 http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1410

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1321

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1237

Restaurante Dos Palillos

Weinmeisterstraße 1, 10178 Berlin, Germany

t. 00 49 30 20003413

Reservas: dospalillosservice@casacamper.com

http://www.dospalillos.com/home.php?rest=2&lang=de

COMO CHEGAR

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*