Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Pernambuco é só Chegar e Renatinha como chef!

(17 de junho de 2013)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Estava eu no meu canto quando um convite maravilhoso bate à porta!

Ser a chef do Evento Pernambuco é Só Chegar, que se realizaria em Salvador, semana passada! Ui que emoção!

m3

Preciso explicar que o evento, organizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Secretaria de Turismo de Recife, é destinado a treinar e capacitar os agentes e operadores de turismo nas cidades pelas quais passa: Florianópolis, Curitiba, Londrina, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Campinas, Ribeirão Preto e Guarulhos. Tem uma dinâmica super interessante e bem ágil, onde os operadores de Recife vão explicar e mostrar todas as potencialidades ao trade turístico do local onde aporta. Há rodadas de negócios, apresentação de vídeos e danças típicas.

m6

Para tanto, precisam mostrar tudo que Pernambuco tem de melhor, potencialidades, praias, interior, artesanato e, claro, gastronomia. Sempre há um chef convidado, mostrando todos os sabores pernambucanos para encantar essa gente! Nas diversas edições já estiveram ou estarão presentes os chefs Joca Pontes, André Falcão, Hugo Prouvot, Thiago Freitas, Alcindo Queiroz e, adivinhem? Euzinha!!!

tr DSC04135

Convite assim a gente aceita e pronto! Foi tudo tão rápido que não deu nem para avisar a ninguém…

O negócio foi preparar com capricho todo o repertório de iguarias pernambucanas e lançar mão da criatividade para apresentar releituras de comidinhas típicas em sabores mais sofisticadinhos!

Primeiro vieram os dadinhos de banana da terra recheados de linguiça josefina e empanados com farinha panko…

Depois, para começar a alegrar o pessoal, ceviche de camarão e manga com mini barquetes de beiju e pimenta biquinho…

TR DSC04170

A laranja bacana foi um dos que eu mais gostei de fazer. Pensei em algo que agradasse também aos baianos e lancei mão da carne de fumeiro, uma carne de porco defumada muito especial que o pessoal de lá ama. Ficaria muito simpático não? Então, a “Laranja Bacana”: carne de fumeiro, puxada na manteiga de garrafa, com mostarda aromatizada de laranja, emulsão de cajá e toque de mel de laranja, servidas, claro, sobre uma laranja para garantir o charme…

M8

Na correria dos bastidores, infelizmente não tirei fotos do Shot de jerimum e cebola –  shot em duas fases e texturas – purê de jerimum, emulsão de cebola com camarão perfumado ao leve toque de curry, com crocante de cebola crispy; da “Carne louca” – carne desfiada e marinada após assada para macerar com especiarias, mostarda e alcaparras, dispostas com charme sobre farofa de banana às quatro texturas (mandioca, flocos de milho, castanha e pão) e da “Lasanha” de banana com carne seca – releitura de “lasanha” com purê de banana da terra, carne seca desfiada. Tampouco consegui fotografar o arrumadinho espiral com emulsão de pimenta biquinho! Snif! À imaginação de vocês…

Mas não perdi a oportunidade de registrar o Bacalhau puxado no alho-poró com musseline cremosa de batata doce, perfumado com especiarias e chocolate… Deixo para vocês a foto!

m9

De sobremesa, a cara de Perrnambuco é mesmo o bolo de rolo e a cartola. Aqui, resolvi fazer uma graça com nossa cartola e fiz uma espécie de “bem casado” de banana, recheada com queijo e escoltada por uma sauce caramel salgada.

tr DSC04321

O bolo de rolo compareceu escoltado por mousse de coco, crumble de paçoquita e calda de gengibre…

M7

Só sei que me diverti bastante e o pessoal gostou muito! Só ouvia elogios daqui e dali…

Foi mesmo uma experiência fantástica, um desafio enorme, que agradeço imensamente ao pessoal da Secretaria de Turismo de Pernambuco/EMPETUR, e da Secretaria de Turismo de Recife!

 

 

 

2 comentários to “Pernambuco é só Chegar e Renatinha como chef!”


  1. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Parabéns, Renata! Você tem que estrear como chef em Recife, para que possamos provar essas comidinhas lindas e deliciosas. Deu água na boca essa sobremesa com bolo de rolo!


  2. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Obrigada Marcelle! Quem sabe um dia possamos marcar para eu cozinhar para todos!!!

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524