Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Arena de Chefs abre o Festival Gastronômico de Pernambuco

(16 de outubro de 2013)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Você já imaginou whisky harmonizado com comida pernambucana?

Descobri que isso é possível numa degustação de whisky, discount rx promovida pelo Grant’s!

tr DSC05871 tr DSC05880

Já que Recife é a capital nacional e mundial que mais consome whisky, order fenômeno que, obviamente, atrai os olhares do mundo para as bandas de cá, a famosa destilaria, detentora da marca Grant’s, elaborou uma carta de intenções com o Grant’s Cultural. Nessa linha, a sacada do projeto de fomento à cultura local  é promover uma série de eventos relacionados à cultura, música, moda e gastronomia pernambucanas e fazer esses setores dialogarem com a centenária bebida!

Pensando nisso, na última semana, o tema foi a gastronomia, e o Tempere sua Viagem esteve lá para conferir que é possível traçar um amálgama entre o destilado e a forte gastronomia local. O convidado foi o chef Douglas Van Der Ley e o bate-papo, comandado com entusiasmo e paixão pelo embaixador interino da Grant’s no Brasil, Márcio Jaroslavsky, foi super interessante!

tr DSC05905

Fez-nos pensar sobre a bebida e perceber que nem todo whisky é igual, que eles possuem, assim como o vinho, aromas, sabores, cores diferentes, que possuem perfumes de evolução, conforme o tempo de envelhecimento, a procedência, o blend, se é feito de grãos ou de malte, dentre muitas coisas.

tr DSC05894

No tira-teima entre os dois, uma aula sobre a produção, a importância da água, a distinção de whisky de grão e de malte, e as influências nos aromas que iam desde cítricos e frutados aos mais complexos, como baunilha, caramelo,  canela, a depender do barril e do tempo utilizado. Os compostos que se formam durante o processo de fermentação, volatilizam e são os responsáveis pelo bouquet complexo, sentido na degustação…

Papo leve, o chef Douglas intervinha e intercalava uma conversa animada sobre gastronomia, com as origens das referências gastronômicas, num olhar sob vários prismas que um mesmo ingrediente pode ofertar, nos sabores que fazem nosso dia a dia, nossa comida de casa se vestir de gala.

Toneis de carvalho, desde que já tenham sido utilizados para fabrico de vinho, essa é a premissa de fabricação do whisky. Possibilidades infinitas na extração de sabores complexos e na relação da qualidade final do destilado. Esse foi apenas mais um dos aprendizados da noite…

A curiosidade foi saciada quando as comidinhas especiais, pensadas precisamente para realçar o sabor e o aroma dos blends selecionados para a degustação, começaram a circular…

O Viradinho, a versão do caldinho + feijoada + crocante e crispy de defumados veio harmonizar com notas de madeira e mel do Family Reserve, o whisky standard da linha Grant’s.

trDSC05889

Odores ainda mais generosos de baunilha, mel e laranja vieram com a degustação do rótulo “12 anos”, a fazer par com o camarão e polvo perfumado com açafrão da terra.

tr DSC05896

tr DSC05891

As notas de canela, cravo e pera que emanavam do Grant’s 18 anos, compunham bela sinfonia com o pirulito de bolo de noiva pernambucano, servido embebido em vinho do Porto, com creme de limão e toque de rapadura. Já que a receita tradicional do famoso bolo também se vale dessas especiarias, a harmonia estava escrita…

tr DSC05897

A joia da noite, uma especialíssima garrafa 25 anos, um blended  premium produzido com maltes raros de destilarias já extintas, alguns de 1964, e que não é comercializado no Brasil, possui apenas 2 mil garrafas no mundo. Aromas de complexidade e refinamento extremos.

Os sabores e temperos do Chef Douglas revelam o seu amor pela cozinha, de consistência e temperos exatos, livre de clichês e cheia de sabores potentes! Criatividade à flor da pele! Repleta de personalidade e de recantos afetivos…

Novo olhar sobre a bebida, sobre a marca Grant’s, novo hábito de consumo, que vão muito além da água e do álcool etílico de sua composição… Um olhar sobre a arte e o ofício da produção do whisky, um olhar sobre os aromas infinitos, sobre a captação deles… Sobre a possibilidade de degustar apreciar marcas diferentes…

Ao final, uma conclusão, a descoberta de que gastronomia sempre oferta novas possibilidades, cujas combinações não findam nunca…

 
 

Festival GHastronomico

O evento, Hemophilia
que chega a sua décima segunda edição em 2013, women’s health
reunirá chefs pernambucanos para aulas gratuitas no Shopping Tacaruna, symptoms
de 16 a 20 de outubro.

 

Tem início hoje o Festival Gastronômico de Pernambuco com a sua primeira etapa, a Arena Gastronômica, evento que faz parte do calendário oficial do Estado e está completando uma década.

O palco do evento será a Arena Gastronômica montada no Shopping Tacaruna, onde cerca de 22 renomados chefs pernambucanos mostraram várias faces da culinária brasileira em aulas gratuitas. E o time é de pso, viu! Chefs de peso como Joca Pontes, (Ponte Nova, Villa e LaVague), Jeff Colas (Maison do Bomfim), Yoshi Matsumoto (Sushi Yoshi), Bruno Catão (Parraxaxá e PapaCapim), Ironaldo Brandão (Palácio do Governo) e André Falcão (La Pasta Galleria), Robson Lustosa, Thiago Rangel, Carmen Virgínia, entre outros.

Haverá também a Arena Kids, no sábado dia 19/10 (16 h) e o chefe Alcindo Queiroz,com toda a sua irreverência fará a alegria da criançada, com seus bolos de minutos, fáceis e práticos, para serem preparadas em casa com o apoio dos pais. Já no domingão, no mesmo horário, a chef Sofia Motta vai fazer mini-hamburgueres e pirulitos de biscoito. Taí uma excelente oportunidade para pais e filhos trocarem vivências e convivências na cozinha!

O evento foi idealizado pelo trio de empresários Ana Lins, César Santos e Márcio Sena, da Promo-PE e as aulas são gratuitas, mas as vagas são limitadas a quarenta participantes. Após cada aula é realizada uma degustação para o público presente com a receita ensinada pelo chef. As inscrições para participar do evento são feitas 15 minutos antes do início de cada aula e os alunos recebem a receita para levar para casa. As receitas dos chefs também estarão disponíveis na fanpage do Festival (www.facebook.com/festivalgastronomico.pe).

Confira a programação da Arena de Chefs:

 

Festival Gastronomico

 

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524