Hot List: Lisboa, Cascais e Fátima!

(26 de dezembro de 2013)

Bookmark and Share

tr DSC02707

Falar de Lisboa e de seus sabores é algo realmente prazeroso para mim! A cidade exala um perfume de comida, de azeite frutado. Hum! Delícia!

Um lugar onde se come muito bem, em que uma simples refeição pode transformar-se em um ritual de mesa farta e uma lição de gastronomia.

O bacalhau, fiel amigos dos portugueses, alia-se a vinhos de extirpe, ao Vinho do Porto, aos enchidos e aos chouriços, aos mariscos (hum, ameijoas), aos frutos do mar, às deliciosas sardinhas, ao leitão e sua casquinha crocante, aos queijos, como o Serra da Estrela e o Azeitão e aos doces conventuais, para tornar tudo um deleite. Tudo divino, tudo soberbo, um espetáculo da boa mesa.

Revelar alguns cantinhos preciosos – os melhores recantos – desses sabores é tarefa prazerosa, porém impossível de ser exaustiva, pois essa lista poderia estender-se por páginas e páginas. É para ser degustado, sentido, vivenciado, apreciado… E, acima de tudo testado! Mesmo porque sentar à mesa na cidade, significa comer muito bem a preços bem honestos e acessíveis!

Ir à Lisboa, é como se cada vez fosse a primeira e o regresso será sempre cheio de grandes recordações gastronômicas. Será como (re)descobrir Portugal.

 

Tasca da Esquina

tr DSC03006

Uma tasca em sua versão moderna. Uma taberna de petiscos gourmet que leva qualquer um a viajar nos sabores… Imperdível!!!! Certamente, um lugar que vale a viagem e que nunca sairá da sua memória. A releitura contemporânea da gastronomia portuguesa tradicional é apresentada de forma criativa em pequenos bocados generosamente elaborados pelas mãos do badalado Chef Vítor Sobral. Lá, encontramos o bacalhau em lascas com batata palha, adornado e coroado por um ovo para ser espalhado na preparação e escoltado por uma emulsão de cebola. As sobremesas conventuais, são representadas por doces como o divino Pudim Abade Priscos.

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=290

Endereço: Rua Domingos Sequeira, 41C Campo de Ourique – Lisboa

www.tascadaesquina.com

  

Solar dos Presuntos

tr DSC03161

NÃO PODE DEIXAR DE IR!!!!!!

Tradicionalíssimo, badalado, obrigatório! As suas paredes estão repletas de fotos de celebridades! Mas quem tem fama por lá é mesmo a legítima e tradicional cozinha Portuguesa. Frutos do mar e Bacalhau elaborados com esmero e sabor indefectível. Certamente você irá degustar um bacalhau dos melhores da sua vida! Não deixe de provar também o Polvo a Lagareiro! Sempre ponto de destaque para quem visita a terra lusitana. Uma dica: faça sua reserva no primeiro andar, recanto da casa mais freqüentado pelos portugueses.

Endereço: Rua das Portas de Santo Antão, 150 Lisboa

Fone: (351) 21 342 42 53

http://www.solardospresuntos.com/

 

Cervejaria Ramiro

DSC02665-b

Um bar de ambiente tradicional, fundado em 1956 e que até hoje destaca-se como um dos melhores lugares para comer frutos do mar e mariscos, experimentando um pouco de cada uma das maravilhosas e extremamente bem preparadas porções. Ideal para petiscar e tomar uma cerveja. Experimente as maravilhosas ameijoas – um marisco típico de Lisboa – e o camarão com alho na charmosa panelinha borbulhante, que são de deixar qualquer um louco. Não podem faltar ainda as centolas gigantes, que todo mundo pede sem medo de errar!… Recomendado por insiders e chefs. Para curtir mesmo!

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=270

Endereço: Av. Almirante Reis, 1 H Lisboa

Fone: + 351 21 218810320

 

Cantinho do Avillez

O chef José Avillez é um dos mais badalados da cidade e recentemente abriu esse restaurante mais informal, porém sua cozinha não deixa de ser deliciosa e sofisticada! Vale a pena! Os preços são também outra atração a parte, já que come-se muito bem, pagando-se o justo…

Rua dos Duques de Bragança, 7  Mártires, Lisboa 1200-162

http://cantinhodoavillez.pt/

 

Belcanto

O restaurante mais sofisticado do Chef José Avillez.

Largo de São Carlos, 10
1200-410 Lisboa

http://www.joseavillez.pt/#/pt/belcanto

 

 Pap´Açorda

O mais tradicional e conhecido restaurante para comer açorda que existe, uma espécie de bobó de camarão, feita à base de pão. Deliciosa. Peça a de camarão ou de lagosta. E não deixe de aceitar o delicioso mousse de chocolate, servido de maneira lúdica, ao passar pelas mesas em uma travessa gigante. De quebra, ao final de a refeição, entregue-se à vibe da noite lisboeta do Bairro Alto.

Endereço: Rua da Atalia, 57-59 Bairro Alto – Lisboa

www.papacorda.pai.pt

 

Bistrô 100 maneiras

Existem 100 maneiras de comer bem e aqui é um excelente lugar. O chef, de origem iuguslava, Ljubonin Stanisic super recomendado e para experimentar a fusão de sabores internacionais e portugueses. Vale mesmo a vista.

Largo da Trindade 9 Lisboa

Fone: 910307575

 

Panorama

Uma das mais belas vistas de Lisboa, no último piso do Hotel Sheraton. À noite, um cenário estonteante. O ambiente é lindíssimo, glamoroso e especial, de extremo bom gosto e refinamento. Suntuoso. As mãos do premiado Chef Leonel Pereira, que está na crista da onda, trazem à mesa verdadeiros deleites da alta cozinha contemporânea, cujos sabores portugueses concentram-se e se transformam em uma noite gourmet impecável! Ao final, impossível não se deleitar com o sorvete de pétalas de rosas e espuma de baunilha, ao coullis de cereja.

Endereço: Hotel Sheraton Lisboa – Rua Latino Coelho 1, 1069-025 Lisboa

T: +351 21 3120000

www.sheratonlisboa.com/pt/panoramarestaurante

 

Restaurante Bica do Sapato

Ainda um dos bons endereços da capital lusitana para se comer bem. Ambiente lindo e sofisticado, com vista para o Rio no Cais de Santa Apolônia. Por trás do sucesso, conferindo sua chancela, estão John Malcovicht e Catherine Deneuve, sócios da casa, ao lado dos proprietários do Pap’Açorda. Possui vários ambientes, como um café, um sushi, mas se o objetivo é se entregar à cozinha mediterrânea com acento contemporâneo, o ambiente a ser eleito é o próprio restaurante.

Endereço: Avenida Infante Dom Henrique Armazém B, Cais da Pedra à Bica do Sapato

Lisboa

http://www.bicadosapato.com/

 

GUILTY BY OLIVIER

Um bar que pertence aos donos de um restaurante super badalado OLIVIER , fica na transversal da Liberdade.

 

CASA DO PASTEL DE BELÉM

tr DSC02930

Parada obrigatória para comer um delicioso Pastel de Belém. Aliás, o ,ais famoso da cidade. Mas a casa revela outros segredos da doçaria portuguesa.

Rua de Belém, 84 a 92 Lisboa (ao lado do Mosteiro dos Jerônimos)

http://www.pasteisdebelem.pt/pt.html

 

FÁTIMA

Restaurante Tia Alice

Se tem uma unanimidade para quem vai à Fátima é o restaurante Tia Alice! Cozinha portuguesa autêntica e bem feita, cheia de valor, em um ambiente agradável!

Rua do Adro | 152
2495-557 Fátima

http://www.tiaalice.com/

 CASCAIS

Restaurante Fortaleza do Guincho

Premiado, estrelado, famoso, vista dramática do mar, torna-se parada obrigatória para quem vai à Sintra ou Cascais.

Estrada do Guincho
2750 – 642 Cascais – Portugal

Tel. + 351 214 870 491
www.guinchotel.pt

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*