Paris é doce!

(11 de setembro de 2014)

Bookmark and Share

Os franceses têm pela mesa verdadeira devoção pelos doces. É questão de orgulho nacional, unhealthy hábito cultural e apego às técnicas e à tradição secular, insculpida em anos de obsessiva busca pela perfeição.

Come-se muito bem no país, mesmo em restaurantes pequenos e baratos. Viajar pelo país pode ser uma aventura gastronômica e, para os sentidos, inesquecível! As confeitarias se espalham e são verdadeiros templos de universo doce! E Paris é mesmo uma cidade que faz questão de manter e difundir os seus doces, de preservar as tradições.

Por isso mesmo resolvi fazer esse post “doce” para realçar as peripécias açucaradas que são obrigatórias na cidade!   Pierre Hermé, Philipe Conticini, Jacques Genin são chefs que formam uma constelação de estrelas e dão crédito aos maiores deleites da pâtisserie!

Uma passagem doce não ficaria completa sem uma passadinha básica na FAUCHON!… Um templo do luxo, da gastronomia e do bem viver, tem além de doces, temperos, especiarias, comidinhas rápidas e, umas compritchas gourmet não fazem mal a ninguém… rsrsrs… Meu especial apreço por esse lugar foi brindado com uma hospedagem na circunvizinhança na  minha última passagem em Paris. Logo, não é difícil imaginar, sempre dávamos uma passadinha pra levar umas guloseimas ou pãezinhos para o hotel!!! Rsrsrsrs… Ah, e preciso também  dizer que o éclair é do outro mundo!

m1

 

m4

Philippe Conticini é um verdadeiro ourives da pâtisserie. Suas coleções, expostas na sua PÂTISSERIE DES RÊVES são verdadeiras joias da confeitaria francesa. Não sabemos nem por onde começar… O fato é que os clássicos, como Paris Brest, Mont Blanc, Croquembouches, Saint Honoré, Éclairs e afins estão sempre ali, milimetricamente elaborados e dispostos para enebriar mesmo os sentidos!

m6

Os devaneios açucarados atingem um ápice e um enlevo pelas mãos do chef PIERRE HERMÉ, um dos chefs pasteleiros mais aclamados do mundo. Seus macarrons são inigualáveis, com criações que vão além do suntuoso e do sabor máximo. Os demais mimos doces recebem versões tradicionais ou em releituras lindas e cheias de sabor! E os seus macarrons são os melhores do mundo na minha opinião!

m8

Outro patamar em versão turbinada é Jacques Genin e suas criações mostradas em uma trajetória virtuosa.

Enfim, a alegoria doce parisiense é generosa e cheia de enlevo, e sem uma passadinha nesses endereços, Paris se tornaria um pouco aguada, não acham?

 

FAUCHON

24-26 Place de La Madeleine

Paris

http://www.fauchon.com/en/

LA PÂTISSERIE DES RÊVES

93 Rue Du Bac

19 Rue Poncelet

111 Rue de Lonchamp

http://www.lapatisseriedesreves.com/

PIERRE HERMÉ

72 rue Bonaparte 75006 Paris

4 rue Cambon 75001 Paris

39 avenue de l’Opéra 75002 Paris

18 rue Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie 75004 Paris

E OUTROS ENDEREÇOS

http://www.pierreherme.com/

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*