Marché d’Aligre e seus deleites gastronômicos

(6 de maio de 2015)

Bookmark and Share

Um ótimo programa de domingo em Paris é o Maché D’Aligre. Um mercado autêntico, doctor que, here aliás, revela-se um dos últimos sobreviventes da tradição de mercados de Paris…

tr DSC02829

E, sabe aquele programa que realmente deu certo? Tinha tudo pra ser o contrário, haja vista o frio e uma chuva fina que teimava em aparecer…

Mas, a minha tradição de visitar mercados nas cidades por onde passo, falou mais alto e voilá, rumamos nós para a nossa “Disneylandia”…

Na rua, as bancas de feira tradicionais exibiam o supra sumo em termos de vegetais e frutas… Coisas que não se vê em qualquer esquina de paris. Uma aula de gastronomia e de bons e autênticos produtos, algo obsessivo no país!

m2

Uma construção antiga datada de 1779, abriga a parte coberta do mercado, onde os comerciantes exibem  suas lojas com produtos refinados. Àquela hora, franceses legítimos faziam fila para garantir o seu deleite no almoço de domingo… Mas a surpresa, veio com a excepcional oferta e especialidades de várias partes da França, da variedade e infinitude de queijos expostos na fromagerie (local de venda de queijos), a uma charcuterie (venda de embutidos) que impressionava pela qualidade e pela inigualável multiplicidade e abundância! Havia ainda bancas de frutas excepcionais, caves, peixes, comidinhas etc…

m1

No entorno da praça, lojas de verdade garantem mais algumas horas de puro “entretenimento” rsrsrsrsrsrs, cada uma com sua especialidade, como uma de produtos da Alsácia, a região nordeste da França, que tem forte influencia alemã; ou na loja de pães orgânicos Moisan; mais uma loja de cafés especiais; uma rotisserie abarrotada de gente, cujo aroma que escapava à rua deu água na boca. Como há muitos marroquinos e norte-africanos, ali também se encontra uma pâtisserie e padaria, a La Ruche à Miel…

Tínhamos uma reserva em um restaurante fora dali e tivemos que ficar apenas com água na boca…. Da próxima vez, voltarei para algo mais prolongado e umas comidinhas não farão mal a ninguém!…

É isso, mercado é cultura. É algo que está impregnado na vida e nos hábitos dos habitantes. É um reflexo, um espelho fidedigno da cultura e da essência de uma cidade e de seu povo.

É vida que pulsa e que sempre estará associada indelevelmente às origens das pessoas e à história da cidade, revelando, através da gastronomia a alma de um povo.

 

Marché d’Aligre

Marché Couvert Beauvau – Place d’Aligre – 12ème (entre le faubourg St Antoine et la rue de Charenton)

http://marchedaligre.free.fr/

 

Bookmark and Share

1 comentário to “Marché d’Aligre e seus deleites gastronômicos”

  1. vocês sempre descobrindo algum recanto pitoresco
    neolydes

Escrever um comentário

*