Meu pré Círio de Nazaré

(12 de outubro de 2014)

Bookmark and Share

Estive em Belém semana passada e fiquei impressionada como a cidade se veste para homenagear a Senhora de Nazaré!

tr romaria

tr DSC08356

Senti um clima diferente na cidade, unhealthy onde tudo, absolutamente tudo, gira em torno Dela, da Rainha da cidade e do Círio de Nazaré que seria no domingo seguinte, ou seja, hoje. Todos os cantos, ruas, praças, lojas, docerias, supermercados, mercados, colégios, residências, bancos, órgãos públicos, todos colocam nas fachadas, faixas, cartazes, imagens, fitinhas etc. A cidade se enche de um mágico colorido com fitinhas que são o símbolo da homenagem… Por isso, também junto-me aos habitantes da cidade para prestar  minha homenagem…

m3

 

m1

Os queridos amigos belenenses que nos cinceronearam  contaram que a cidade fica em festa, desde os primeiros dias do mês, tudo muda, o clima da cidade muda, as casas se vestem com os detalhes e símbolos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré! No dia do Círio, é dia de reunir a família, os amigos, de fazer comidas cheias de simbolismos. Algumas famílias chegam até a abrir suas casas com comidas para os promesseiros e romeiros e recebem até mesmo os habitantes da cidade de braços abertos, como um gesto de caridade…m2

A festa começa na sexta feira anterior, com a descida da imagem do altar da Basílica de Nazaré, para ser trasladada para os municípios de Ananindeua e Marituba.  Na manhã de sábado, a imagem é levada pelos devotos na romaria rodoviária. À noite há uma procissão das velas.

No dia do Círio,  ela sai linda, toda adornada de flores na berlinda (o carro que a carrega), com um manto novo (de conotação mística, relatando partes do evangelho), confeccionado só pra o dia, em procissão,  da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré e mais de 2,5 milhões de pessoas vão às ruas, tentar tocar na corda ou simplesmente acompanhar e prestar suas homenagens, naquele que é a maior manifestação católica do mundo! Um símbolo forte de fé!

Claro, a visista à Basílica de Nazaré, também é parada obrigatória, onde, até as vésperas do Círio, a imagem, encontrada por um pescador em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), fica lá exposta em todo o seu esplendor…

tr DSC08118 tr DSC08116

Fiquei curiosa com a palavra Círio e perguntava aos meus amigos de lá, porque Círio? Bem a resposta veio: círio é uma vela grande que vem do termo em latim, cereu. No Círio, as velas são uma das máximas expressões de fé, dos promesseiros, que através delas, ‘pagam’ a graça alcançada, retratando partes do corpo humano, ou ainda, uma vara de cera da mesma altura do pagador da promessa.

A corda é outro dos grandes símbolos da festa, todos querem tocar, sentir, cumprir sua promessa. Na praça da Catedral, uma placa ali posta, trazia um poema que explicou-me e fez-me imaginar a força da fé daquele povo e o significado daquele símbolo…

tr simbolos

tr DSC08512

Depois de sentir tudo isto e de imaginar como seria, só me resta um desejo, um dia estar junto ao povo de Belém para acompanhar essa festa no dia do Círio de Nazaré…

 

tr Sem Título-4 - 2

 

Informações:

http://www.ciriodenazare.com.br/portal/

Bookmark and Share

2 comentários to “Meu pré Círio de Nazaré”

  1. Já estamos sentindo ao cheirinho das delicias que vão sair,nas comidas por onde você registrou 😋😍

  2. Lu, O carinho de vcs foi tudo! bj

Escrever um comentário

*