Boteco Maxime: petiscos de praia e nostalgia em Recife
(3 de fevereiro de 2015)
Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524
Falar de Recife sem falar de sua imensidão de bares de praia e botecos não tem graça!!! Seria o mesmo que esquecer de suas raÃzes e uma tradição que está impregnada na cultura,  no hábitos de todos, de sentar , tomar um chope e petiscar. Sabe, aqueles comes e bebes, só que de petiscos praieiros?
São tantos e tão saborosos que não daria para falar de todos eles.
O Boteco Maxime é um deles! Um dos meus redutos favoritos aqui em Recife…
Não só porque a comida é sempre extraordinária, mas também por uma relação afetiva, já que meu pai seguramente é um dos seus mais antigos frequentadores e, ir almoçar por lá, tem sabor de nostalgia para ele, já que é habitué desde 1948!!!! Isso mesmo! Merecia uma placa comemorativa, não acham? Rsrsrsrs…
O antigo e lendário Restaurante Maxime cedeu lugar ao repaginado Boteco Maxime,  e, com muita originalidade e criatividade, a ele foi incorporado o verdadeiro espÃrito da praia, onde os petiscos são servidos pelos garçons tal como vendidos pelos ambulantes na praia de Boa Viagem… Tudo impecavelmente executado e saboroso!! Mas, o cuidado que os atuais proprietários ainda tiveram em manter sua fachada origianal é de digno de registro.
Sempre tem gente bonita e ótimos frutos do mar em versão descontraÃda!!! É a versão praieira de outro estrondoso sucesso, o original BOTECO.
A seguir, um pout pourri dos meus melhores momentos por lá!!!. Uhuuu!
Tem amendoim cozido e torrado, tal como se vende na praia…
Caldinho de feijoada na garrafa térmica… Espesso, saboroso, com diversos “apetrechos†à sua escolha: ovo de codorna, azeitona, charque e uma bela pimentinha (opicional) que não sou de ferro!!! Mas, tem outros sabores, como camarão, peixe etc…
Camarão na bacia…
Casquinho de caranguejo, o melhor da cidade…
Comidas de botequim, como as impecáveis empadas (de camarão, palmito, frango, queijo etc)…
Siri mole e polvo acebolado também marcam presença, agora no quesito petiscos praieiros!!! Mobilizam paladares!
E quem é pernambucano da gema, sabe do que estou falando, quando a gente se refere às deliciosas agulhinhas fritas. Trata-se de um peixinho que só nada nos mares pernambucanos e tem um sabor especial e único! Nhami, nhami! Croc, croc!
Quando quero almoçar, pedida certeira são os peixes frescos e os feitos na brasa são realmente campeões! Me leva que eu vou! Simples assim!
Pra sair de lá sem sobremesa, não dá, não é? Então só se abraçando na deliciosa “sobremesa das freirasâ€, que são os incrÃveis bricelets, feitos pelas monjas Beneditinas do Mosteiro de Convento de Nossa Senhora do Monte, aqui, recheados de sorvete e cobertos de calda de chocolate. Quem resiste? De comer rezando! Faz carinho na boca… E para todos rende boas histórias e lembranças!
A tradição cinquentenária do lugar e a vista do mar do Pina já garantiriam o sucesso das (minhas) tardes de sábado e domingo, mas é também nos petiscos praieiros, que os pernambucanos dialogam com intimidade.
BOTECO MAXIME
Avenida Boa Viagem, 21
Bairro:Â Boa Viagem
Telefone:Â 3465-1491
Categorias: Pernambuco, Recife em 3 de fevereiro de 2015 | No Comments »
Escrever um comentário