Asador Etxebarri (San Sebastián): parrilla e devoção ao produto

(27 de outubro de 2015)

Bookmark and Share

É tradição no País Basco os assadores, uma espécie de parrilla basca, onde o produto é a estrela máxima! E, claro, o segredo, a lenha da região.

tr IMG_8753

Mítico e famoso, o Asador Etxebarri coleciona prêmios e mais prêmios dos mais importantes e influentes no mundo da gastronomia, figurando este ano na posição nº 13 do Oscar da gastronomia, o prêmio The Worlds 50 Best Restaurants. Conquistou aficcionados e devotados entre foodies, gourmets e chefs no mundo todo!

A região de montanhas lendárias, a paisagem estonteante, a casa de pedra, serviço impecável, tudo conflui para tornar o lugar cheio de calor humano e de aconchego! Sentar-se ali, é como um abraço! Puro envolvimento…

tr DSC09914 tr DSC09909 tr DSC09898

E se existe alguém nesse mundo alguém aficcionado pelo produto e perfeccionista, esse alguém é o chef Víctor Arguinzoniz.

Aqui, o produto é sagrado e a estrela! Não há floreios… Todo o menu é pensado exclusivamente para valorizar o produto.  Muitos deles, fabricado pelo próprio Chef, como a manteiga e o queijo de búfala. E que manteiga! De leite de cabra com sal defumado e cinzas da brasa, de comer ajoelhado e pedir o bis!

tr DSC09865

Desde que chegamos, um cheiro bom de lenha perfumada toma conta do lugar, um perfume que se “come” antes mesmo de se levar à boca, provando que a conjugação de olfato e paladar são mesmo indissociáveis…

Detentora de uma preciosidade ímpar, essas crackers com creme de cogumelos e cogumelos laminados abriram com louvor e maestria o curso do almoço…

tr DSC09863

Gambas de Palamós, uma espécie de camarão do mediterrâneo é considerada uma iguaria de extremo valor! As daqui estavam à perfeição. Diante delas, é só comer e correr pro abraço! Ah, e é costume chupar a cabeça, pois é deliciosa… Huuuuuuum!

tr IMG_8759

Pulpitos ou mini polvos, em bom português, com cebolas confitadas e sua tinta. Nada mais! E todo o universo de sabor aos nossos pés a mobilizar nossos paladares!…

 

tr

E, por último, a Chuleta! Impecavelmente ao ponto, este soberbo corte de carne típico da região (osso com o contrafilé) com interior vermeeeelho ao extremo e capa dourada por fora, é coisa que só os carnívoros entendem!!!… Impecável, estonteante e avassaladora! Um sabor único! A lenha usada conferia perfume à carne de maneira a tornar o produto ímpar e singular…

 

tr IMG_0564

De sobremesa, pastel vasco, uma sobremesa típica da região.

tr DSC09904

É comer, e querer voltar sempre, sempre e sempre!

Vale a distância, a dificuldade de chegar e até o fato de ter se perdido na estrada…

 

 

PREÇOS: Gambas 33,00euros; Pulpitos 40,00 euros; Chuleta  65,00 euros; Pastel Vasco 9,00 euros.

 

Asador Etxebarri

Plaza de San Juan, 1

48291 Atxondo, Bizkaia

(+34) 946 58 30 42

info@asadoretxebarri.com

GPS: 43.11555, -2.59923

http://asadoretxebarri.com/es/

Como chegar 

 

comente

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*