Allure na Europa: como fazer os passeios?
(31 de agosto de 2015)
Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524
Fizemos um cruzeiro em família pela Europa nesse gigante chamado Allure of the Seas.
Vou comentar aqui o que fizemos em cada parada e como foi que nos viramos para fazer os passeios!
Algumas pessoas preferem excursões, pela praticidade, pela conveniência, enfim, por inúmeros motivos. Este não é o meu tipo…
O navio geralmente oferece suas excursões, mas optar pelo modo self service, além de ser mais proveitoso, sobra mais tempo pra fazer o que quiser e com mais privacidade e sem o corre-corre típico desse tipo de tour…
Se você quiser ser o tipo turista independente, o mais importante de tudo, é dar uma olhada nas paradas antes mesmo de embarcar, ver o que tem pra fazer em cada uma, quais são as principais atrações turísticas da cidade, quais as cidades vizinhas que existem na redondeza para visitar e ver o que lhe interessa, ou seja, escolher o que você quer fazer e ser assertivo. Afinal, uma parada de navio não é uma viagem em que você tem que conhecer tudo ou desbravar toda a cidade.
Assim, principalmente se pretender desbravar o destino de maneira independente, é bom observar alguns conselhos:
- Sempre esteja atento ao horário em que o navio sairá e, sobretudo, àquela famosa hora: “todos a bordo até x:xx horas”. Ela está em todo o lugar, nos jornais de bordo, na plataforma de desembarque, no guest service, na ponta da língua da tripulação… Essa é a hora limite! Após isso, não é possível mais embarcar e, nesse caso, o navio deixa mesmo o passageiro!!!… Eu já vi vários ficarem no porto e é angustiante pra quem fica e para está a bordo também…
- Outro conselho importante, quando souber a hora limite “todos a bordo”, calcule com folga a sua volta ao navio, pois pode haver imprevistos e engarrafamentos!
- Se for pegar um táxi, negocie antes o valor, pois nos portos em geral os taxistas querem ganhar mais que os outros…
- Se for pegar trem, entre nos sites das companhias de trem locais e anote bem todos os horários de ida e de volta, quanto tempo dura o percurso e esteja bem seguro que pode voltar a tempo da tal hora “todos a bordo”!
- Se for nesse modo independente, é bom descer cedo do navio para aproveitar bem seu tempo…
- Anote o nome do porto e o terminal em que o navio está, pois os portos na Europa são muito grandes e pode haver vários terminais de passageiros ou o seu navio parar em um terminal de carga…
- Se for pegar trem, verifique a hora do último trem, quanto tempo leva de volta ao seu destino e a distância da estação de trem até o porto. Veja aqui no site da RAilEurope, os horários do trem>
Deixo ainda um resumo-guia do que fizemos em cada porto…
PALMA DE MALLORCA
O porto é bem próximo ao centro. Pegamos um táxi, não sem antes negociar muito e terminar conseguindo reduzir drasticamente o valor… Como queríamos fazer um tour pela cidade, fechamos um passeio de 1h e meia. O taxista foi super simpático, até deu explicações, nos levou a vários pontos turísticos, descemos, tiramos fotos, entramos em vários lugares, fomos à catedral, ao centro, à cidade velha, a um mirante onde tem um castelo, e depois ele nos deixou em um beach club (clube de praia) que já havia reservado desde que saímos do Brasil… Porque, claro, Palma combina com praia!!!
Tudo custou 70,00 euros, considerando que o preço era para dividir por todos que estavam no táxi.
Na volta, foi só pedir um táxi no próprio restaurante e voltar para o navio…
MARSELHA e AIX-EN-PROVENCE
O porto de Marselha é afastado da cidade. Então, considere isso ao planejar seu roteiro.
Mas, há várias opções de visitas no entorno e as mais populares são as cidades da Provence, dentre elas Cassis, Aix-en-Provence, Avignon, algumas vilas da Provence e a própria Marseille. Óbvio que não dá para fazer tudo num dia só…
Como queríamos ir a uma cidadezinha chamada AIX-EN-PROVENCE, optamos pela excursão do navio que estava com preços razoáveis (55 Euros) e era a melhor forma de se deslocar até lá, já que de ônibus, leva-se cerca de 1 hora para chegar…
Valeu a pena porque era um walk tour (tour a pé) pelo centro histórico, onde não entra carro e o guia era bem simpático e percorremos muitos pontos interessantes. Os pontos negativos é que sobra pouco tempo livre, o que poderia ser revisto pelo navio e oferecer uma excursão com um turno de tour e outro de tempo livre…
Mas mesmo assim, deu tempo de comer uns doces num belo café, fazer comprinhas gourmet e dar mais uma volta pela cidade…
Como a excursão retornou ao navio por volta das 13:30 h, não tivemos dúvidas, pegamos um táxi com taxímetro normal (pagamos uns 20 euros na ida e 15 na volta) e fomos ao centro de MARSEILLE. Lá deu tempo de dar uma volta, conhecer alguns pontos e ainda comer uma bela bouillabaise num restaurante…
Em Marseille, se quiser dar uma volta na cidade, tem a opção do trenzinho turístico ou pegar um táxi na rua mesmo e pedir pra dar uma volta… Não pegue os táxis do ponto do Port Vell, pois eles querem pegar literalmente o besta, cobrando verdadeiras fortunas por um tour, mais caro até que os taxistas do porto onde estava nosso navio… Tem que pegar o táxi que está andando na rua!
Agora se quiser ir a uma das cidades da Provence de forma independente, veja aqui os horários dos trens. Mas considere o táxi para ir do Porto até a estação de Marseille e que o trem para Aix-en-Provence leva entre 35 e 45 minutos… Verifique a hora do último trem e já compre a passagem de volta. Veja que os horários de volta de Aix-enProvence são cedo e que o custo disso tudo talvez saia mais caro que a excursão do navio.
LA SPEZIA
Sem dúvida a melhor opção de passeio em La Spezia é ir a CINQUE TERRE. O conjunto de 5 terras, nas verdade, 5 vilas encravadas na rocha à beira do mar e que são Patrimônio da Humanidade!
Foi o que fizemos!
É perfeitamente possível fazer as cinco cidades num dia só e há várias formas de fazê-lo: de trem ou até mesmo descer na primeira estação e fazer um trekking (existe uma trilha) para os mais dispostos… Há ainda a opção de barco entre cada uma das Terres. Pegamos um táxi no porto e fomos direto para a estação de trem. Compramos a passagem e esperamos o trem. O bilhete dá direito a descer e subir em cada “Terre” quantas vezes quiser.
Pode-se também fazer entre algumas Terres de barco, pois as vistas são fantásticas.
Custo: 15 Euros de táxi na ida e 15 Euros na volta (dividido para 6 pessoas); 12 Euros do bilhete de trem por pessoa; 15 Euros o bilhete de barco entre algumas das “Terres”.
ROMA (CIVITAVECCHIA)
Em Roma, tenha em mente que o Porto não é propriamente na cidade de Roma e sim, em Civitavecchia. Logo, será necessário pegar um táxi no porto, ir até a estação de trem e pegar um trem para Roma.
Como apurei que não havia muitos táxis no porto, optamos por adquirir o transfer do navio até Roma, que seria feito de trem. E em Roma, ficaríamos por nossa própria conta. Pra gente, era uma mão na roda, pois não queria fazer excursão e já conhecia a cidade…
Tivemos 5 horas e meia na cidade, o que não dá para fazer muita coisa, mas eu queria era mesmo curtir e flanar pela cidade. E, claro, comer uma bela massa no Armando Al Panteon!!!
Se você não conhece a cidade, sugiro ou pegar uma excursão ou ir dessa maneira e pegar um tour daqueles hop on hop off para agilizar e otimizar seu tempo. E é a tal estória, tem que se planejar mesmo e ir direto aos pontos de interesse…
NÁPOLIS – SORRENTO
Em Nápoles, as opções são inúmeras… Pode-se passar o dia em Capri, escolher uma das vilas da Costa Amalfitana, como Sorrento, Amalfi, Positano, Ravello e outras.
Como já tinha ido algumas vezes para Capri, optamos por ir para Sorrento e passamos o dia por lá… Você pode optar pela excursão do navio ou ir de trem mesmo.
Para quem não conhce Capri, sugiro essa opção. Pode-se ir de Ferry Boat ou barco. As opções variam entre 17 e 20 Euros e você pode comprar aqui (http://www.capri.com/pt/horario-balsas). Note que há barcos mais rápidos e a viagem pode durar de 50 minutos a 1h e 30, dependendo do tipo de barco. Programe-se e já compre o bilhete de volta, contando com o tempo de deslocamento da ilha até o porto, sempre de olho na hora “todos a bordo”! Ou seja, o tempo de deslocamento do barco, mais o táxi, se você optar por pegar o barco em outro local diferente do porto…
Categorias: Cruzeiros, Espanha, França, Itália em 31 de agosto de 2015 | No Comments »
Escrever um comentário