Basque Culinary Center:a a melhor faculdade de gastronomia do mundo!

(29 de fevereiro de 2016)

Bookmark and Share

*Fotos: Renata Queiroga

tr2

A primeira vez que ouvi falar do Basque Culinary Center – BCC foi numa revista de bordo de uma companhia aérea alemã, treatment em 2012 mais ou menos. A primeira reação foi arrancar a página da revista e guardá-la. Disse para mim mesma que um dia meu caminho iria se encontrar com o dessa Faculdade…

Alguns anos depois, here conheci alguns dos executivos do Basque e recebi um convite especial, order
o de conhecer as suas instalações, quando estive na cidade San Sebastián, no País Basco.

O próprio Diretor de Desenvolvimento Empresarial, Iñigo Clemente, mostrou-me pessoalmente a estrutura e a concepção desse magnífico projeto de educação em gastronomia.

tr IMG_8926

Mas o que é o Basque Culinary Center?

É um projeto inovador de uma faculdade exclusivamente voltada para a gastronomia e para as ciências gastronômicas, aliado a um prestigioso e bem equipado centro de pesquisas científicas, criado em 2009.

Dentre as atividades do Basque Culinry Center estão a faculdade de ciências gastronômicas, O Centro de Pesquisas em I+D+i e Centro de promoção da Cozinha. São oferecidos quatro cursos de graduação e mestrados, além de cursos de especialização como  Curso de expert em n Bartender e Coquetelaria moderna, al Curso de aperfeiçoamento de técnicas culinárias,  Curso de criação de sobremesas de autor e  curso de Técnicas Culinárias de vanguarda. Também  são oferecidos cursos rápidos para entusiastas.

A Universidade de Mondragon empresta sua chancela ao projeto acadêmico ambicioso, interdisciplinar, voltado de forma profunda e completa à prática, que visa construir profissionais completos não só na arte da cozinha, mas de gerenciar equipes, desenvolver e/ou conceber novos produtos, negócios e projetos, ser altamente criativo, tanto na área de restaurantes, como hotelaria, indústria ligada à alimentos e bebidas, enologia, gerenciamento e estar efetivamente pronto para o mercado de trabalho!

E que tem nada mais nada menos como seu Conselhor Assessor Internacional os 11 Chefs mais influentes e icônicos do mundo, presididos por Ferran Adriá, e, dentre eles, Joan Roca (Espanha, Restaurante El Celler de Can Roca, melhor restaurante do mundo em 2015),   Heston Blumenthal, René Redzepi (Dinamarca, Noma, melhor do mundo em 2014), Michel Bras (França), Gaston Acurio (Peru), Alex Atala (Brasil), Massimo Bottura (Italia), Yukkio Hattori (Japão), Dan Barber (EUA), Enrique Olvera (Mexico). Além deles, os patronos da faculdade são os grandes chefs bascos, a elite, da elite, a tropa de elite: Juan Maria Arzak, Martin Berasategui, Pedro Subijana, Adoni Luiz Aduriz, Eneko Atxa, Hilario Arbelaitz e Karlos Arguiñano.

m11

m12

 

Vale dizer que esses grandes homens de muita luz e genialidade emprestam seu conhecimento e luz gratuitamente em prol da construção de uma gastronomia sólida e, pensando no futuro da profissão e dessa arte! Tudo em nome do altruísmo, da generosidade e, atraídos pela envergadura ambiciosa do projeto! Com um time de dezenas de estrelas dessas, dá para imaginar a envergadura do projeto, não?

E não só participam do projeto, do assessoramento e da concepção de tudo, mas também dão conferências e aulas práticas, as master class, onde os alunos podem ter contato direto com esses grandes chefs, absorver seu conhecimento, sua expertise, sua experiência e até sonhar em um dia em trabalhar com eles (sim, isso é possível) ou, quiçá, até ser um deles… Isto porque, na concepção deles, avançar é importante, mas compartilhar é mais ainda! Só por isso, eu já queria estar estudando nesse lugar…

Grandes empresas também participam do projeto, como patronas, seja, fazendo parte do conselho, seja oferecendo sua expertise, suas instalações para pesquisa, visitas e, acima de tudo, que as necessidades e tendências do mercado cheguem ao conhecimento da universidade em primeira mão… E não são quaisquer empresas, é coisa do quilate de Heineken, Pernord Ricard, Siemens, Carbonell, Silestone, Thermomix, Rioja Denominação de Origem etc!

m9

A proposta é a formação global do aluno e sua preparação científica, técnica tecnológica e prática!

A começar pelo prédio, que já causa impacto, logo quando a gente adentra! Por mais que fale ou tente expressar, é difícil explicar com palavras…

tr3

Seu design arrojado e audacioso o transforma em uma obra ícone de 15.000 m² e 5 andares, cujo visual lembra uma pilha de pratos desarrumada. Em formato de “U”, a arquitetura contrasta e se incorpora ao entorno, tanto pelo fato de estar num parque tecnológico, quanto pelo fato de existir um grande bosque. O terreno com declive bem acentuado ainda favoreceu a ousadia: a entrada é pela parte de cima do prédio, na parte mais alta do terreno e vai descendo de acordo com a inclinação. Tudo é sustentável, desde a geração de energia, economia de água, dos materiais utilizados na fachada… Os jardins têm um lindo paisagismo que encanta ainda mais pelo fato de todas as plantas serem comestíveis ou serem ervas aromáticas para que se utilizem nas aulas ou nos restaurantes do prédio!

tr4

trDSC00156

Tudo é desenvolvido com muita tecnologia, equipamentos de última geração, e que muita cozinha top de grandes restaurantes não dispõem; laboratórios com o que há de mais moderno, um laboratório para cada área…

Fomos conhecendo cada instalação, uma a uma…

tr DSC00161

tr DSC00157

tr DSC00143

Cozinhas específicas para cada tipo de preparação:  confeitaria e panificação, para carnes, para frango, para charcuteria, catering e larga escala, outra para degustação e mais, algumas para análise sensorial etc…

m3

Fiquei boquiaberta de ver numa única sala mais de 5 thermomix, vários fornos de última geração etc…

m2

Uma outra coisa que me chamou a atenção tremendamente foi o laboratório de inovação em alimentação que estuda as tendências no setor, hábitos alimentares, cultura, percepção sensorial, desenvolvimento de novas tecnologias, novos alimentos e de novos produtos e equipamentos, com vistas ainda a implementar inovações seja, em forma de alimentos mais saudáveis, mais saborosos, mais seguros. Para isso, os laboratórios de análise sensorial trabalham com neurocientistas, com mapeamento cerebral, eletroencefalograma, dentre outras coisas, além de outros profissionais multidisciplinares para aferir as reações em consumidores normais, se, por exemplo, um novo produto vai ser bem aceito no mercado, ou se uma mudança em um produto já existente vai satisfazer, ou ainda desenvolver produtos para pessoas portadoras de alguma doença, como celíacos e se esse produto vai agradar. Mais ou menos 20 empresas possuem parcerias de desenvolvimento de novos produtos.

m5

Para ser completo, existem 2 restaurantes, sendo um deles extremamente prestigiado e difícil de conseguir reserva, que são inteiramente geridos pelos próprios alunos, com orçamento próprio, e a cada mês, um chef renomado vem para realizar um jantar com os alunos para 50 convidados!  Depois de passar por essa experiência, os alunos ainda vão para restaurantes espanhóis estrelados e outros restaurantes importantes fora do país para estágio obrigatório…

Também fiquei impressionada e super interessada (estou terminando o curso de gastronomia aqui no Brasil) pelo programa de mestrados que são de excelência nas áreas de sommelier e enomarketing; inovação e gestão de restaurantes; pastelaria e cozinha doce, cozinha, técnica e produto. Esses vídeos constantes do site do Basque Culinary Center são bastante elucidativos!

Completa ainda a formação dos alunos os diversos eventos, palestras, concursos gastronômicos e prestigiados eventos como o prestigiado Congresso Gastronomika e diversos outros congressos, além do Festival de Jazz e Gastronomia Heineken/Jazzaldia.

Tamanha envergadura tem seu impacto efetivo na economia e na área de restaurantes e na industria alimentícia. Os números impressionam…imagem impacto economico bcc

 

Além disso, entre os anos de 2015 e 2015 passaram pelas salas do Basque Culinary Centre 2026 alunos, entre todos os cursos oferecidos pela instituição.

E, claro, a cena gastronômica da região mudou consideravelmente! Restaurantes estrelados surgiram aos montes… San Sebastán é a cidade que tem mais estrelas por habitante no planeta. Ademais, a excelência gastronômica foi alcançada e acidade entrou no mapa do turismo gastronômico do mundo!

É realmente um trabalho muito sério, executado com muito compromisso, profissionalismo e excelência, além de paixão e envolvimento.

Como vêem, foi uma tarde muito proveitosa e permeada de surpresas! Posso dizer do meu fascínio pelo lugar que só cresceu, junto com a admiração que só se potencializou e elevou. Foi mesmo um privilégio conhecer esse lugar!

 

BASQUE CULINARY CENTER

Paseo Juan Avelino Barriola, 101

20009 Donostia San Sebastián (GIPUSKOA)

Tel.: +34 902 540 866    Fax: 943 574 502

e-mail: info@bculinary.com

Bookmark and Share

2 comentários to “Basque Culinary Center:a a melhor faculdade de gastronomia do mundo!”

  1. Renata, boa tarde.

    Sou estudante de Gastronomia do SENAC-PE e gostaria de saber se você tem informações sobre programas de bolsa na escola.
    Obrigado

  2. Oi Daniel,
    Não tenho essa informação. Mas você pode enviar um e-mail para eles.

Escrever um comentário

*