Comida di Buteco: vai começar o concurso de gastronomia mais famoso do Brasil

(17 de abril de 2017)

Bookmark and Share

LOGO

 

Vai começar o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO  BRASIL. A votação tem início em 14 de abril e vai até 14 de maio e já faz parte do calendário gastronômico do Brasil.

Em Recife, a eleição acontece de 14 de abril a 7 de maio e tem 25 botecos participantes, espalhados  em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.

 

Assim, mais de 500 butecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco de cada cidade participante.  Cada concorrente será avaliado em quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

 

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais. Com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA ele completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira,  importante ícone de qualquer cultura nacional.

 

Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: é aquele lugar em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham com ele.

 

Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma ELEIÇÃO NACIONAL, que a partir de então premiará todo ano o MELHOR BUTECO DO BRASIL, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

 

Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.

 

Clique aqui e veja a lista dos botecos participantes na cidade de Recife e nas demais cidades.

 

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*