Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Empório Mineiro: segredinho de Gravatá

(31 de julho de 2011)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Vou contar um segredinho de Gravatá: generosidade!

“Uai”, vocês devem estar pensando que eu errei o título do post, não é? Nan, nan, nin, nanão!… É que eu não encontrei palavra melhor para definir a acolhida, a fartura, os sabores, as delícias e o carinho com que a cozinha mineira nos é apresentada e presenteada no Empório Mineiro!

De fato, o senso estético de Márcio Costa, um dos proprietários, está impregnado no local. Márcio trabalha com alta costura aqui em Recife e é um dos mais queridinhos e badalados das noivas. Assim, o bom gosto apurado e as raízes mineiras são a chancela de que ali é um local aprazível, onde o rústico do artesanato mineiro criteriosamente escolhido (e à venda!), contrastam em perfeita harmonia com um quê de sofisticação e ao mesmo tempo de informalidade. Convidam ao encantamento e ao bem estar. Todos os (mínimos) detalhes foram pensados e colocados com capricho.

O que começou com uma brincadeira de receber amigos, virou coisa séria e já não se sabe mais se os amigos se tornaram clientes ou se os clientes se tornaram amigos!?…

Lá, você se sente em casa. Em casa, “os anfitriões”, abrem sua casa no final de semana – apenas na temporada de frio – e dão lugar a esse recanto de mineirices, onde os detalhes são tão bem planejados, como executados, prenúncio de que a cozinha é igualmente idem, de que ali, tem comida boa…

O próprio Márcio troca as linhas e sedas, pela indumentária de chef de cozinha e, pessoalmente, como bom “anfitrião” cuida de tudo, desde os temperos e preparo da comida, ao toque final no bufê, com um passeio pelas mesas, apresentando suas deliciosas iguarias.

Alguém já viu em casa de mineiro se comer mal?

Pois é, logo na chegada, uma “mesinha” guardava preciosidades de um caldinho de feijoada e outro de batata baroa (experimentei este e, que suavidade e sabor!), acompanhados de um desfile de pimentas caseiras, cada uma mais perfumada que a outra – adooorooo pimenta e, pimenta, para mim, tem que ser sofrida…, daquelas que escorre lágrimas. Quanto mais sofrida, mais fico feliz! Rsrsrs…

A “brincadeira”, no entanto, começa com uma carinhosa “boas vindas”, pãozinho de queijo – desculpem o pleonasmo -, genuinamente mineiro e a entradinha trazida à mesa: ricas mini salsichinhas temperadas, fazendo par com um maravilhoso chutney de manga. Fazia-se ainda escoltar por uma delicada e sublime conserva de carne, cenouras, castanhas, passas e azeitonas marinadas com um leve perfume de curry. Bom começo, excelente boas vindas!

A leveza então se sobressai em duas sequências de saladinhas super hiper leves, só para introduzir e abrir o apetite, sabe? Saladinha de folhas, tomate seco, maçã verde e manga, com molho de mostarda e a sutileza perfumada do curry. A segunda vertente dessa etapa veio numa bela espécime de acelga, com abacaxi e kani kama, com uma mostarda suavizada com deliciosos perfumes. Huuummm!

E como boa casa de mineiro, não faltou um típico fogão de lenha, aquecendo a mesa de pedra, onde está disposto um bufê da mais superlativa cozinha de quitutes mineiros, dispostos em belíssimas panelas de cobre, ferro e pedra sabão. Esse mesmo “fogão” aquece e torna o ambiente mais aconchegante e warming. Claro, e a lenha confere um toque mais especial, potencializando a alquimia dos sabores…

Assim, ao nos depararmos com aquelas enormes panelas de ferro e de pedra sabão, tipicamente mineiras, ficou difícil escolher… Clássicos de ascendência mineira, como vaca atolada, tutu, frango com quiabo, rabada, picanha com queijo, pernil de cordeiro assado, banana da terra, um menu completo de variações de porco, feito de milhares de maneiras diferentes. Ufs, impossível enumerar tudo que os meus olhos viam, mas meu estômogo decididamente não conseguia acompanhar…

Bem, vamos à déguster!… Fui então de pernil assado com abacaxi, feijão tropeiro, farofa de abacaxi, lingüiça acebolada e flambada na cachaça, frango agridoce… Tudo divinamente bem feito, com tempero delicadamente pronunciando um capricho e, no ponto!!!

Dentre tantas delícias efusivas, impossível dizer o que estava melhor! Mas, ainda assim, algo se destacou e pude eleger a protagonista da mesa: uma intrigante e majestosa costela de porco no molho! Best eat!!!

Ah, não seria um recanto mineiro se não tivesse o torresmo! Quase esqueci-me dele, aqui lembrando dessa imensidão de sabor…

Vejam ainda o prato do meu marido, que circulou pela nossa mesa…, representando dignamente a rabada e o joelho de porco!

 

Não custa avisar, por maior que seja o tamanho da sua gulodice, guarde lugar para a sobremesa, representadas firmemente pelas iguarias locais mineiras. Necessariamente você é impelido a provar um poquito de cada tipo do mais puro e caseiro doce de leite, puro ou com nozes, morango, ameixa, côco, ambrosia… fiquei com o doce puro, com nozes e a ambrosia… Literalmente, que doce deleite!!! Isso sem falar que os doces caseiros não nos impedem de deixar aquela mesa, sem uma colherada que seja em pelo menos um deles. Compotas caseiras de laranja, mamão, cocada branca, morena, deixaram-me a dúvida cruel e a “dor” de ter que escolher o imoral doce de goiabada cascão…

Já faz tempo que quero ir conhecer esse restaurante e toda vez que íamos à Gravatá sempre tinha alguma programação na casa de um ou de outro, que “não sobrava final de semana” para darmos aquela chegadinha. Que tempo perdido!… Ainda bem que o Guia Sabores – Projeto Rota 232 me lembrou!

Todos os sabores eram irrepreensíveis! Acho que é difícil esquecer uma refeição dessas… Passei a semana literalmente salivando ao lembrar dos sabores daquela tarde. Não resistimos e arrumamos uma “programação-desculpa” para passar o dia em Gravatá e, advinhem? Fomos almoçar no Empório

Esse pedacinho de Minas, faz você feliz e de sorriso largo… Huuummm!!! Até a próxima temporada…(ops, ainda dá tempo, pois a temporada vai até o último final de semana de agosto).

 

Empório Mineiro

Endereço: Rua Belo Horizonte, 229

Gravatá – PERNAMBUCO

Telefones: 81 9978.0752 e 81 3533.2063.

Aberto apenas aábados e domingos, do sábado de aleluia até último final de semana de agosto

COMO CHEGAR

 

4 comentários to “Empório Mineiro: segredinho de Gravatá”


  1. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Renata,

    Vc quer matar o pessoal de BSB de vontade? As fotos estão maravilhosas. Bjs, Luciana


  2. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Precisamos conhecer! Adoro comida mineira, pimenta, joelho de porco… E a ambientação parece muito legal. Mais uma super dica. Valeu, Renata!


  3. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Oi André, De fato, o Empório Mineiro é divino. A cozinha, como boa representante das raízes mineiras, é realmente muito, muito farta e deliciosa. Fica a dica. Ah, mas aproviete que só vai até o último final de semana de agosto…


  4. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Parabéns, Renata!
    A cada dia, o seu blog fica mais gostoso de se ler!
    bjs

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524