Festival Gastronômico de PE: Thiago Freitas arrasou em Nova York

(23 de setembro de 2011)

Bookmark and Share

Venho falando de Thiago Freitas no blog e no facebook. Ele já está escrevendo nas estrelas a sua assinatura. Para muitos, o seu Thaal é o melhor restaurante de Recife. Para mim, também um grande presente que a cidade ganhou!!! Agora, essa de vir para Nova York, acho que essa ele nem esperava…

Mas aí veio minha amiga Luciana Fernandes com essa história de festival gastronômico de Pernambuco em Nova York, como parte da programação oficial do Governo do Estado (SETUR e EMPETUR) no Brazilian Day e que seria o chef Thiago Freitas e blá, blá, etc e tal e “Thaal”…, nem precisou ela falar tanto… Já viu, né?!!! Comprei minhas passagens e o resto já contei aqui

Saí de Recife com a certeza de que não iria me decepcionar. Porque posso dizer que o que Thiago está aprontando aqui em Recife é coisa séria: da sua cozinha no Thaal sai tudo que sua imaginação é capaz de produzir e tudo de bom com que nosso paladar e todos os nossos sentidos são capazes de ser surpreendidos!!! As suas criações são uma mistura de temperos ar-re-ba-ta-do-res!!!!

Pois bem. Eis que chega o dia: preview para jornalistas do Festival Gastronômico. O Taste of Pernambuco foi realizado no Restaurante Alfama, em Nova York, entre 07 e 10 de setembro para o público em geral e para que Pernambuco pudesse mostrar os nossos sabores mais autênticos. Apresentações e projeções, documentários, oportunidades de negócios, todas as veias turísticas e culturais foram mostrados nesses dias, em eventos e jantares direcionados ao trade turístico, à imprensa brasileira, à imprensa americana e a agentes de viagem. Um sucesso! Uma vitrine para o nosso estado! Todos puderam experimentar a personalidade da cozinha pernambucana. Todos provando e aprovando Pernambuco!

Basta dizer que saiu no New York Times e no Tasting Table!!!… O New York Times dispensa apresentações e  o Tasting, um dos mais prestigiados veículos gastronômicos da cidade… Aportou por lá ainda gente até mesmo da poderosa Revista Food & Wine, só para ver esse talento!

O local. Uau! Inspirador! Os simpáticos anfitriões, Tarcísio Costa e Miguel Jerônimo, abriram as portas do seu Alfama, o melhor português de Nova York, e que lugar! Decoração cheia de personalidade, inspiradora, moderninha e sofisticada na medida certa. Com um toque de quem tem muito bom gosto e envolvimento, de capricho.

Aquela representação cartográfica apresentada nas paredes de vidro iluminado, de forma criativa e moderna, nos remetia ao tempo das Grandes Navegações, da “descoberta do Brasil” e induzia a refletir que aquele local não foi mesmo “escolhido” ao acaso. Portugal e Pernambuco têm muitos laços em comum, marcas indeléveis deixadas aqui pelos portugueses, sobretudo nas heranças gastronômicas tão marcantes em nossa gastronomia. Um verdadeiro “consulado pernambucano”.

Indubitavelmente, na minha próxima vinda à Nova York, virei ao Alfama, desta feita, para sentir o prazer dos sabores autenticamente portugueses executados pelo chef Francisco Rosa’s e o toque pessoal de Tarcísio e Miguel…. Fica a dica!

O clima estava criado. Todos na mesa, na expectativa de ver o que Thiago Freitas iria nos mostrar e nos brindar com esse menu degustação!

Antes, porém, as espécimes apresentadas…

Uma degustação de appetizers (entradinhas) trazia uma mosaico de sabores: casquinha de caranguejo desconstruída com espuma de coentro e cobertura de farofa mega crocante de cebola com farinha de milho – nosso popular fubá – mas, que pelas mãos de Thiago, dava uma textura diferente e inusitada na boca; creme de tubérculo gratinado sob nuvem de carne de sol com cebolas vermelhas caramelizadas – de derreter até o mais insosso paladar; faziam casamento perfeito com um  caldinho de maxixe e bisque de camarão, de-fa-zer-cho-rar!

Uma bela introdução que nos convidava a rememorar e lembrar nossa terra com orgulho! Um trio de respeito! E não é que Thiago domou com maestria o tal do ingrato maxixe! Teve gente que se derreteu ao comê-lo…

Emoções genuinamente pernambucanas foram arrancadas com os main courses (pratos principais). Peixada Pernambucana desconstruída, de sabor estupendo. Foi seguida de Stinco de Cordeiro: uma suculenta peça de ossobuco su-per-ma-cia em sua própria redução, trazia a marca da criatividade ao se fazer acompanhar de um suave risoto de milho! Bela harmonização!!! E não é que dias depois, tive a feliz surpresa de encontrar algo que remetia a essa combinação de carne e milho, claro, com sabores e temperos diferentes, em um jantar memorável no Minetta Tavern

 

A generosidade de Thiago veio estampada por fim, no trio de sobremesas! Pernambucanidade à flor da pele: Cartola Desconstruída + Cocada de Côco Cremoso + Petit Gateau de Bolo de Rolo. O “hhhhuuuuuuuummmmmm” foi intuitivamente coletivo e saiu automaticamente de todos os comensais!!!…

Calma, calma, preciso explicar a razão desse êxtase. A “Cartola”, um cheese cake à base do genuíno e exclusivamente pernambucano queijo manteiga, com “sashimi” de banana, temperada com canela e cobertos de um caramelo dos deuses !!! A cocada, cremosa, como eu nunca havia provado antes, continha notas de gengibre e brincava com os sentidos de nossa boca ao fazer o contraste de texturas com crumbs de rapadura, pode?!!!…. Essa me fez lembrar uma calda de baba de moça com gengibre que faço… Por fim, um petit gateau incrível de bolo de rolo envolto em um coulis cítrico, cuja delicada acidez tinha o importante papel de fazer sobressair todos os sabores, mas que, de tão discreta, poucos percebiam, e, propositadamente “confundia” o cérebro…

Clap, clap, clap!!! Palmas e mais palmas!!!… Reverências… Todos envolvidos pela emoção, pelas sensações despertadas.

Nossa, choveu confete na horta de Thiago!!!!…Iniciando com a palavra do Presidente da EMPETUR, André Correia, seguido do discurso do Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, destacando os resultados visivelmente obtidos, agradecendo entusiasticamente à equipe, aos presentes e, em especial, a Thiago, que, com tanto esmero, conseguiu arrancar emoções e traduzir com seus ingredientes os nossos sabores; seguido pelas palavras emocionadas do ex-consul americano em Recife, Cristopher Del Corso, exultando seu amor pelo Recife e ressaltando a importância e eficácia daquela iniciativa pioneira, de como a cozinha de Thiago é de fato singular e o fez lembrar de tantos momentos inesquecíveis que viveu em Recife, essa terra que está guardada em seu coração para sempre.

De onde vem tanto sabor? Talento de sobra! Thiago parece conversar com a comida, acho que essa é a explicação mais plausível para a sua “magia”!…

Para nós, a comida com a qual estamos tão acostumados, a cozinha de nossas raízes – macaxeira, carne de sol, peixada, caldinho, bolo de rolo, cartola etc – tudo parece ter um novo sentido pelas mãos de Thiago, parecem reescritas! Imaginem para os gringos a quem tudo isso soava “exótico”!… Nesse dia, Thiago foi ovacionado e aplaudido de pé! Ganhou literalmente Nova York!

Pernambuco que dá gosto!!!

Thiago enfim, provou que sua sofisticada e ultra high tech cozinha contemporânea pode arrasar também com sabores regionais e autenticamente pernambucanos!

RESTAURANTE ALFAMA

214 East 52nd Street, New York, NY

http://www.alfamanyc.com/

EMAIL: info@alfamanyc.com

PHONE: 212-759-5552

COMO CHEGAR

Bookmark and Share

5 comentários to “Festival Gastronômico de PE: Thiago Freitas arrasou em Nova York”

  1. I wished to thanks for this excellent study!! I undoubtedly taking pleasure in every single tiny little bit of it I’ve you bookmarked to examine out new things you post…

  2. Greetings! Quite valuable suggestions on this short article! It’s the minor adjustments that make the largest modifications. Many thanks a great deal for sharing!

  3. he web site was how do i say it… relevant, finally something that helped me. Many thanks

  4. Fazia um tempo que não lia seu blog.Está fantastico.Pude passear por várias partes do mundo e por nossa querida praia de Carneiros,em Tamandaré.
    Está tudo perfeito.As fotografias estão maravilhosas e completas dando uma visão real de tudo que foi muito bem descrito.
    Beijos,
    Neolydes

  5. Fazia tempo que não lia seu blog.Está perfeito e completo. Através dele pudemos passear por lugares no mundo e conhecer o existe de novidades e atrativos.Inclusive sobre a nossa querida praia de Carneiros,em Tamandaré,PE
    As fotografias estão perfeitas e completas ao lado da sua perfeita descrição dos lugares enfocados.
    Beijos,
    Neolydes

Escrever um comentário

*