Bate pernas gourmet em Nova York com o Chef Thiago Freitas!

(9 de janeiro de 2012)

Bookmark and Share

Tem um post que estou devendo há tempo…

Vocês não imaginam a delícia que foi passar um dia inteiro em Nova York na companhia do adorável e talentoso chef Thiago Freitas. Eu e meu maridex adoramos! Fizemos outros passeios, fomos a algumas baladas, shows etc, passamos a semana por lá com Thiago e uma tchurma animada. Mas um dia gourmet? Esse foi um presente, muito gostoso e, exclusivo: eu, meu marido e Thiago. Um dia realmente especial em que descobrimos juntos uma Manhattan colorida e cheia de segredinhos…, de sabores escondidos!

Primeiro, a gente bateu uma perninha que ninguém é de ferro, né!

Fomos ao Williams-Sonoma, demos uma geral nos temperos, compramos uns objetos de design, de confeitaria. Uma dica: eles têm uns cursos de culinária para quem se interessar… Thiago levou umas peças para o seu restaurante… Olha a felicidade do garoto!!!

Do lado, tinha uma Pottery Barn que a gente não resistiu… Mais uns objetozinhos de decoração básicos na mala… E,  cresceu essa mala… Demos uma paquerada na vitrine da Crate & Barrel, outra loja bacana de coisas de casa…

Super paradinha especial no Columbus Circus. O shopping, localizado na região homônima é hiper mega gourmet. O supermarket do subsolo é simplesmente fantástico!!!! Tudo selecionadíssimo, verduras mais que brilhantes, temperos, especiarias, ervas, sal, massas, comidinhas prontas etc. Pra ficar babando!!!… E nos andares superiores, para os gourmets mais exigentes, tem os triestrelados restôs, Masa e Per Se e, pra quem quer uma refeição rápida e mais pé no chão, a preços acessíveis, com toque mais que especial de uma saladinha bem incrementada ou uns bakery selections, direto da pâtisserie, pode ir no Bouchon Bakery (também do chef Thomas Keller – Per Se). Olha, vi umas saladas e uns sandubex incríveis lá… Boa dica, quando você estiver batendo perna por lá e não quer morrer no velho Big Mac, mas não abre mão de comer bem, ainda que seja uma refeição rápida…

Alguém, algum dia imaginaria que iria achar Leite Moça, carne de charque, leite de côco Socôco, chocolates Garoto e Bis, farinha de mandioca, Revista Contigo, Boticário, tudo isso em NY? Miragem? Rárá. Nãnãnininãnãnão! Esse lugar existe e foi fundamental para Thiago executar suas receitas em NY, pois tinha quase tudo que ele queria para brilhar no seu mega jantar, do Festival Gastronômico Taste of Recife… Esse lugar chama-se Rio Supermarket! Eita emoção de ver tudo o que todo brasileiro gosta! E na terra do Tio Sam…

Ainda rolou um pit stop num supermercado étnico, o Trade Fair NY… Quanta coisa exótica. Os caras prometem oferecer o que você tem em sua casa, não interessa o país de onde você é… Tinha legumes e verduras que eu nunca vi na vida! Coisas do mundo inteiro! Olha o estilo, depois de bater perna o dia todo, Thiago não perdeu a categoria…

Mas quando a gente achou que já tinha visto tudo, chegamos a um lugar que você não dá nada: Kalustyan’s!!!!! Atenção, atenção! Chefs, gourmets, estudantes de gastronomia, guardem esse nome e não deixem de ir lá quando estiverem na cidade!!!!… Imperdível! O verdadeiro conceito de playcenter que o meu marido diz tanto. Um playcenter de adultos e gourmets!!! Ai ai ai! Mosaico de sabores… Aromas e perfumes que ficaram gravados em minha memória… Um local que burla o recato dos mais diversos paladares…

Mas, espera para entrar no labirinto das prateleiras… Uma loja indiana, só de temperos e ingredientes, onde os chefs locais, e os do mundo inteiro também,  se abastecem. Uhuuuuu, uma doideira. A gente literalmente pirou!!! Tinha coisa que nem os vendedores sabiam pra que servia…

O local guarda preciosidades!  Arroz Basmanti, tinha MAIS DE 50 TIPOS!, de todas as cores possíveis e imagináveis!… Couscous marroquino de todas as cores e com todos os temperos… Azeites e óleos, com sabores, e aromatizados com tudo o que se possa imaginar: wasabi, jalapeño, macadâmia, sesame, lima, de semente de abóbora, de abacate…). Aliás, não dá pra imaginar, só indo lá mesmo! Frutas secas, grãos etc etc etc…

Pimenta aqui era refresco: dezenas e mais dezenas de espécies!… Temperos do mundo todo, do Japão, da Espanha, da Índia, até do Brasil… Adoro pimenta e quanto mais sofrida, melhor… Imaginem…

Sal? Flor de Sal? Tinha de todas as partes do mundo, dos mais raros aos mais básicos: sal negro, defumado, de cebola, em saco, em pedra, em potinho, centenas de espécies, marcas, sal de Guerandi, em pedra bruta, a barra inteira, maciça! Uau! Show! Show!! Show!!!

E quando a gente chegou na sessão de temperos? Fiquei boquiaberta!… Eita, foi uma festa! Páprica, curry? Em balde (balde mesmo), no grosso e no varejo, em potinho, em saquinho, em garrafa, de diversas marcas!!… Dá um look nesses currys amarelos, vermelhos (thai), médio, fraco, forte, extra-forte spicy!!!… Delícia total!!!  Thiago encheu sua cesta…

E a sessão de chás? Delírio total! Pétalas de rosas, mini rosas, jasmim de todos os tipos, tamanhos, chá mate, chá verde, uma variedade infinita… Eu que adoro chá, enchi minha cestinha e Thiago, nem se fala: pra fazer as suas líricas sobremesas!!!…

Xiiii, já ia esquecendo, no final, do lado do Kalustyan’s, há uma loja indiana de Sáris, a Lexington Saree Palace, que a gente literalmente fez a festa! Lembra Thiago dos turbantes? E do pirulito? Kkkkkkkk! Nunca ri tanto em toda a minha vida!!!… Thiago comprou um monte de coisa para o Thaal e eu, um sári lindo …

Que Thiago Freitas é de longe, na nova geração de Chefs pernambucanos, um grande presente que Recife ganhou, isso todo mundo sabe.  Mas, o que descobri dele, vai além. À medida que o dia ia passando, fui entendendo o que faz Thiago ser tão especial: comprometido com o que faz, apaixonado por sua profissão e, de uma simplicidade nobre incríveis, sabe, sem afetação. Imenso capricho e cuidado na escolha de seus ingredientes. Os detalhes já anunciam o cuidado com tudo!…

Esse dia não poderia terminar em outro lugar que não fosse o badaladéééhhrrimo Tao,  o de New York! Tudo a ver com Thiago e com seu Thaal… Assunto, claro, para outro post… E Thaal e coisa e coisa e Tao…

E, quando voltamos a Recife, claro, estava na maior secura de ir ao Thaal, matar as saudades de Thiago e ver o que ele iria aprontar com suas comprinhas “básicas” com as quais ele encheu sua mala… (Até eu enchi a minha…hehehehe!)

Para nossa surpresa, Thiago arrebentou, presenteou-nos com uma sobremesa especial, feita, naquela dia, só para nós …, com as mini rosas (de verdade e comestíveis) que ele comprou lá no Kalustyan’s…, e empregou uma técnica de cristalizá-las,  escoltadas por um moussesinho de chá (masala?), folha de ouros comestíveis, adornados por um “carrossel” de caramelo e a sua famosa bola de cristal de açúcar, recheada com um sorbet de frutas vermelhas dentro… Vê que perfeito e, delicioso!!! Ainda lembro dos sabores e texturas… Um papo super-hiper mega-agradável relembrando nossas aventuras…

Quando eu digo que Thiago está arrebentando!!!…

Outro dia, logo depois, quando estive no Thaal, outra surpresa! Dessa vez arrebatou-me de emoção, pois sua linda sobremesa Blanc, feita com as mini flores de jasmim lá do Kalustyan’s, harmonizadas com sua famosa cartola desconstruída e tempurá de sorbet de limão siciliano, que trazia uma espécie de conta-gotas onde se apertava e ele recheava o sorbet com licor de limão. Indescritível o sabor, o encontro de texturas e sensações! Lembravam-me uma outra viagem especial que fiz à Alsácia na época do Natal… Com tudo coberto de neve… Gastronomia e doces evocando emoções e memórias!… Um espetáculo para os sentidos!!! Um convite a reflexões, a emoções, a surpresa! Nesse dia, olhar as mesas em volta era divertido, as pessoas ficavam boquiabertas, suas fisionomias transformavam-se, num misto de admiração e felicidade, onde cada sobremesa era um flash…

Enfim, uma refeição no Thaal é sempre assim, lúdica, contagiante, cheia de felicidade, de sutis nuances, sempre com uma pitada de emoção, às vezes, ainda, um toque de dramaticidade!!!…

Inegável essa conclusão, com esse pout pourri de delícias de Thiago, que comi em diversas ocasiões…

Concha de frutos do mar, com risoto líquido, “árvore” de azeitonas, “caixa mágica” de entradinhas” e torre de sorbet…Thiago brinca com o lúdico de uma forma diferente, pois suas criações sempre vêm em forma de presente. É o caso da degustação de entradinhas que vem numa enorme “caixa de mágica” (toda preta de acrílico) e, enquanto nos perguntávamos o que era aquilo, despertava a curiosidade e fazia com que o mistério aguçasse mais os sentidos do paladar! “Descobrimos” as gavetinhas com deliciosas comidinhas su-per-cri-a-ti-vas e charmosas em conchinhas, em cima de sal grosso, em pequenas caixinhas orientais e tudo inexplicavelmente saboroso e divino!… Além disso, ele  está reescrevendo as linhas do nosso menu “postres” (sobremesas), sua maior especialidade. Sabor: indefectível, com misturas de várias texturas e cores… A última que ele aprontou foi uma “bola de cristal”, com sorbet de frutas vermelhas e morangos desidratados para contrapor as texturas!!!

Enfim, uma experiência gastronômica única, um passeio memorável, onde aprendi muito, trocamos idéias, foi divertidíssimo. Comprei e, como comprei!… Conheci mais de perto uma pessoa adorável, Thiago, um companheiro de viagem topa-tudo, um chef incrível e uma pessoa fantástica.

 

WILLIAMS-SONOMA

59th And Lexington 121 (e mais 4 endereços)

New York, NY

http://www.williams-sonoma.com/?cm_type=gnav

 

COLUMBUS CIRCUS

http://shopsatcolumbuscircle.com/

 

RIO SUPERMARKET

32-15 36 AVENUE
ASTORIA NY

http://www.riosupermarket.com/index.php

 

TRADE FAIR SUPERMAKETS

22-20 36th Avenue
LIC, NY

23-55 Broadway
LIC, NY

http://www.tradefairny.com/about.aspx

 

KALUSTIAN’S

123 Lexington Ave
New York, NY

http://kalustyans.com/default.asp

 

LEXINGTON SAREE PALACE 

131 Lexington Avenue, New York, NY

 

RESTAURANTE THAAL CUISINE

Rua Marquês de Tamandaré, 203, Poço da Panela

Recife-PE  Brasil

Fone: 81 3034.0770

Bookmark and Share

2 comentários to “Bate pernas gourmet em Nova York com o Chef Thiago Freitas!”

  1. Sabe aquele tipo de texto q vc fica triste quando acaba????!! Foi a sensação q tive quando acabei de ler esse post!!
    Eu tb sou suuuuuuper fã de Thiago, além de arrasar na cozinha, é tb uma simpatia de pessoa!!

  2. Legal, Taisa! Se vc gosta de cozinhar, não deixe de ir conferir os endereços lá do post! bj

Escrever um comentário

*