Momofuku Ssäm Bar: pãozinho do céu!

(17 de maio de 2012)

Bookmark and Share

Esse lance de premiação dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo – o prêmio  The World’s 50 Best Restaurant Awards, da revista inglesa, Restaurant Magazine/San Pellegrino – tiraram do meu baú de memórias um lunch tipicamente novaiorquino, mas com sabor asiático, que fizemos no Momofuku Ssäm Bar da última vez que estive em Nova Yok…

É que o Momofuku figura na premiação mais importante do mundo gastronômico como o 37º melhor restaurante do mundo!

Quando se vê essa listinha de seletos e mais que vitoriosos restaurantes, logo se imagina um ambiente formal e tradicional, e até glamoroso, não é? Ledo engano… No momento em que entrei no bar, sim porque é mesmo um bar, logo fiquei curiosa sobre como um bar informal, moderno, onde come-se no bar ou em bancos de madeiras poderia figurar no “Oscar” da gastronomia?

A resposta já se anunciava na lotação da casa, mas ela veio certeira mesmo quando nos foi entregue o motivo de estarmos ali: o Steamed Pork Bun! Com todas as exclamações possíveis!!!! Algo surreal esse sanduichinho, onde cada mordida era um pedacinho de céu, a começar pelo perfeito pão no vapor, uma espécie de brioche que mais parecia um algodão de tão suave, macio, úmido… Era traduzido em afeto, sobretudo quando o recheio era alcançado: um pequeno corte de barriga de porco, com capinha crocante que era fantástico de tão bom, no ponto de cocção perfeito, onde as fibras da carne se desmanchavam, algo que só se alcança quando se aplica a temperatura e o tempo certos. Quiçá à baixa temperatura, haja vista a consistência meio gelificada, mas que manteve toda a umidade e suculência… Ainda tinha umas cebolinhas, pepino e hoisin, uma espécie de molho oriental, para demarcar e denotar que aqueles sabores que, pelas mãos do Chef David Chang, eram mesmo aisáticos…

Uiiiiiiiii! Dá para esquecer isso?!!…

Depois ainda aterrissou um pequeno pratinho  com uns crocantes vitelos, acompanhados com versão do “chucrute” oriental da casa… Meio apimentadinho com chili e azedinho, faziam a festa das minhas papilas gustativas!!!…

A farra acabou com a sobremesa com um fofíssimo bolinho de cenoura com calda de mirtilo e creminho azedo de limão…

Taí algo que não saiu da memória desde esse dia! Não deve ter saído também das lembranças de muita gente. Talvez essa é a razão para tamanha honraria…

MOMOFUKU SAÄM BAR

207 2nd avenue

New York, ny 10003

http://www.momofuku.com/restaurants/ssam-bar/

COMO CHEGAR

 

Bookmark and Share

Escrever um comentário

*