Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Lima: porque amei?

(4 de junho de 2012)


Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

Geeeentê, amei Lima!

Todo mundo queria saber, todos os meus amigos perguntando. É bom mesmo? Vale a pena? É bonita?  É melhor que Buenos Aires?

Quando chegou nessa pergunta, a coisa pega! Gente, esqueçam Buenos Aires. Ela é linda, cheia de glamour, de charme indefectível, tem seu lugar especialíssimo no meu coração e na preferência dos brasileiros, mas não existe só ela, não é pessoas?

Lima é Lima e tem sua graça! É apenas diferente. E agora que o Buenos Aires dreams não é mais o mesmo, e que os preços pipocaram por lá, tem-se que desbravar novos horizontes…

Além disso, tudo é barato. Não é que seja uma pechiiincha como me disseram, mas é sim barato e come-se muitoooo beeeeeeeeem a preços muito, muito bons.

Qual é o legal de Lima?

Apesar de ser uma cidade de contrastes, tem suas belezas e seu charme.

Está toda fincada em cima de um relevo desértico, tipo um platô, e com o mar (gelado, hehehe) lá em baixo. Entre esse platô e o mar, lá em baixo, só tem uma avenida que corta toda a cidade… Então, as vistas são espetaculares!!! E se você der sorte como eu dei de pegar dias de sol, sem o famoso fog limenho, rá-rá, você me dará mais razão ainda… Sí, si, sí, porque aqui o fog, que dá aquele aspecto cinzento ao tempo, é permanente…

E, por falar em vistas, uma das mais belas e procuradas da cidade, é a do Shopping Larcomar, que se derrama dramaticamente sobre esse relevo e oferece vistas espetaculares… Mas, se você é de Shopping, o melhor Shopping é mesmo o Jockey Plaza Shopping Center

Ainda em se tratando de apreciar suas belezas do alto, tem o Parque del Amor, em Miraflores, cuja peça mais emblemática é mesmo a gigantesca escultura do “Beijo”, e que encanta com suas obras em homenagem ao catalão Gaudí

Ah e não pode deixar de ir ao mirante do Cristo Blanco, que não aparece em muitos roteiros turísticos, mas derrama todo o seu esplendor e bênçãos sobre a cidade!!! Além disso, garantia de vista espetaculares de toda a cidade….

 

O seu centro, com belas construções, catedrais e palácios, torna imprescindível um giro por lá… Não deixe de apreciar as casas coloniais e seus balcões em estilo mouro…

Lima respira história de todas as eras da humanidade e é tão fascinante que, de repente, você se depara no meio de uma avenida, no meio da cidade mesmo, com uns sítios arqueológicos, com pirâmides (as chamadas huacas – a da foto é a famosa Huaca Pucllana) de povos que habitaram Lima antes dos Incas…. O contraste entre o novo e o antigo, ancestral, faz da cidade, o “Egito” sul-americano…

Aqui, você já vai ouvir falar muito dos Incas, e de outros povos que os precederam, e os museus (maravilhosos) vão contar tudo dessa história. Portanto, imprescindível as visitas ao Museu Larco Herrera e ao Museu do Ouro, este, caraaaambaa, de tirar o fôlego, só de imaginar como esse povo já dominava esse metal e faziam peças de deixar qualquer ourives de queixo caído e curioso como foram feias aquelas joias… Os Incas usavam o ouro, não para uso comercial, como nós, mas para fins religiosos, ritualísticos e cerimoniais, de representação das divindades e de seus Imperadores… Além de ter um museu de armas, ao melhor estilo do pernambucaníssimo Instituto Ricardo Brennand

Aliás, esse é o barato de Lima, uma cidade onde a fusão de culturas: povos pré-colombianos, Incas, Espanhóis (na época das Grandes Navegações), asiáticos, deixaram marcas indeléveis em todos os seus aspectos, e uma fusão de culturas que faz dela uma cidade única, com uma vibe onde pulsa energia, alto astral, tudo colorido, festivo, berço dos Incas, revela seu mistério a quem decide desbravá-la…

Por fim, a gente ainda fica encantado com sua face mais moderna, em San Izidro, cujo bairro contrasta a modernidade com seu lado aristocrático e com belos parques…

 

Mas quer saber qual o mais espetacular de Lima, a razão de eu ter ido para lá?

A sua cozinha!!!! A comida de lá é brincadeira, viu gente!!!! Deliciosa, divina, soberba!!! Um mosaico de sabores, com uma infinidade de produtos que faz dela, única no planeta…

Não é à toa que é a bola da vez!!! Um lugar que todo gourmet que se preze, deveria bater ponto, ao menos uma vez na vida, já que sua reputação é efervescente e inquestionável prova disso são as declarações do mago Ferran Adriá, reproduzidas na Revista Condé Nast Traveller (edição de julho 2011): “The future of gastronomy is being cooked up in Peru”! (“O futuro da gastronomia está sendo elaborado no Peru”).

Isso me levou à reflexão: por quê esses sabores só têm aqui? O alcance do seu sabor transcende nossa compreensão, uma celebração à vida e à natureza, cujo legado de adoração e respeito deixado pelos Incas e, depois pela fusão indissociável de sabores andinos, amazônicos, espanhóis, com influência moura (já que a península ibérica à época do “descobrimento da América” estava sob influencia árabe) que esses conquistadores trouxeram nas embarcações… Além da influência dos imigrantes japoneses e chineses, que corroboraram para nascer hoje, o que se conhece como cozinha fusion

As pimentas? Queria muito chegar nelas, pois essa pergunta todo mundo me fez…

Quem acompanha o blog sabe como eu sou suspeita de falar delas, pois me derreto e me entrego com louvor a esse prazer limítrofe do sofrimento e, quanto mais ardida, melhor!…

Olha, pimenta aqui é coisa séria!!! Claro, tem lá as suas comidas ardidas e calientes, mas no geral, as pimentas são saborosíssimas, conferem mesmo é sabor ao alimento, são usadas e empregadas como tempero e são de uma infinidade incrível… E, pode confiar, se você não é fã de pimenta, não vai se decepcionar…

Fiquei besta mesmo quando fui dar uma “investigada” no supermercado e nos mercados… A família dos ají(s) tem de toda cor, sabor e tamanho, verde, amarelo, vermelho, de formatos e de sabores incontestáveis. Na verdade, a depender da quantidade empregada, elas dão mais sabor que ardência! Dizer que é isso que faz a cozinha peruana única seria simplificar demais as coisas, já que eles têm mais de 30 mil espécies de batata (juro, no supermarket eu vi para vender umas 20 a 30 diferentes – marrom, amarelo-claro, escuro, rosa, branca etc), um sem-número de espécies de choclos (milho), rosa, roxo, branco, amarelo, claro, escuro, grande, pequeno, uma incrível variedade de frutas e vegetais que só existe por essas bandas… Mas, é verdade, as pimentas e seus sabores excêntricos ajudam a tornar especial e únicos os sabores… Ativam nossas papilas gustativas e os estímulos nervosos e tornam qualquer refeição inesquecível!

Ããiii quero voltar!!!…

Eu digo e afirmo: o Peru é a próxima “Buenos Aires”, como destino turístico dos brasileiros. As pessoas já estão começando a ir. Aqui pelo Nordeste mais timidamente, mas já conheço muita gente que foi e, assim como eu, amou.

E, se eu fosse você iria logo, logo na próxima oportunidade que tivesse…

 

PS. – Não esqueça nunca: em Lima, tem que negociar o preço da corrida de táxi, pois, pasmem(!), eles não têm taxímetro e alguns taxistas são um tanto quanto espertos…

 

2 comentários to “Lima: porque amei?”


  1. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Eu não falei para você. Peru é diferente e inesquecível!


  2. Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524

    Vanesa, você tinha razão. Eu ameiiiii o Peru!

Escrever um comentário

*



Warning: Use of undefined constant user_level - assumed 'user_level' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/temperesv/temperesuaviagem.com.br/wp-content/plugins/ultimate-google-analytics/ultimate_ga.php on line 524