Tanta: a introdução à cozinha do Peru

(15 de agosto de 2013)

Bookmark and Share

Quando se chega a uma cidade em plena hora do almoço, depois de horas e horas de vôo madrugada-adentro-de-sono-zero e com o corpo moído, tudo o que mais s deseja é comer rápido e voltar para o hotel pra emendar aquela descansadinha e se recompor pra enfrentar a “dura vida de turista”… rsrsrs

O jeito é comer em qualquer lugar na esquina do hotel, de preferência… Rá-rá. Qualquer lugar?

Bem, como minha mãe sempre diz: “mulher prevenida, vale por duas”, para essas situações, o remédio é sacar os coelhos da cartola… E unir o útil ao agradável, comidinha muito bem feita + introdução aos sabores do Peru + Gastón Acurio + serviço cortês e rapidex!!!

Quer melhor? Tanta é o nome do lugar.

Gastón Acurio é mesmo onipresente nessa cidade. Só se fala nele: no táxi, no hotel, na TV em todo canto… E, além de tudo multifuncional. Da alta gastronomia à cozinha informal com alma peruana. Essa faceta leve e descontraída pode ser constatada no delicioso Tanta.

Uma casa informal, descoladinha, cuja luz natural brinda o ambiente e confere um bom astral. Um misto de empório, restaurante, café, deli, com deliciosos pratos à mostra, porções em pequenos bocados, ou mesmo para lanches rápidos…

E porque a gente tava com sede (e fome) mesmo de ceviche, mas o corpo não atendia mais aos nossos comandos e pedia cama.  Bem na frente do nosso hotel, no aristocrático bairro de San Izidro, estava ele lá sorrindo para a gente… Prático, e a solução mão na roda…

As introduções?

A vitrine já dá água na boca, pedindo para vir à nossa mesa. Quando passei a vista nela, não resisti à salada de polvo que estava ali… Fresquinha, saborosa, cujo molusco estava tenro, macio e fresquíssimo… Tinha lá seus sabores peruanos e seus ajís… Muito, muito boa! Refrescante!

Como o primeiro ceviche a gente nunca esquece, vai lá e corre pro abraço! Uma pequena amostra para matar a secura…

Ceviche power! Fresquíssimo aquele peixe, com o tradicional leche de tigre, o encontro do ají e os cítricos, cuja acidez e picância eram devidamente balanceados pelo choclo (milho) branco e pela batata meio adocicada…

Para finalizar essa “introdução” ao Peru: Lomo Saltado! Outra especialidade… Para mostrar que aqui nessas terras, tem sim o dedinho dos asiáticos e a fusão dos temperos andinos. E, o da casa estava incrível! Lombinhos salteados na wok com temperos andinos, tomates, molho de soja e, não seria Peru se não tivesse o ají, o tempero que torna únicos os sabores daqui! E as batatinhas? Crocantes e saborosas…

Bom começo. Uma amostra do porvir… Melhor que isso? Só atravessando a rua e se entregando a uma bela soneca…

Quer ver mais sobre o Peru, clica aqui nos posts já publicados no Tempere sua Viagem!

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1010

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1133

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=1016

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=988

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=970

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=951

http://www.temperesuaviagem.com.br/?p=926

TANTA

Av. Pancho Fierro 117, San Isidro, Lima, Peru

Fone: +51 1 4219708

como chegar

Ou

Av. 28 de Julio 888 (Esquina entre as Ruas 28 de Julio, Vasco Nuñes de Balboa e Avenida Reducto)

Miraflores, Lima, Peru.

Como chegar

Bookmark and Share

2 comentários to “Tanta: a introdução à cozinha do Peru”

  1. Hummm! Que maravilha! Amo ceviche, mas essa salada de polvo parece fantástica.

  2. Que bom que você gostou Amelí!

Escrever um comentário

*